9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Um homem também «engravida»


Hoje em dia considera-se que o papel do pai é tão importante como o da mãe na relação com o bebé, logo desde o nascimento e até durante a gravidez!

Mas nem sempre assim foi ?

Sabia que:
Só há cerca de 300 anos se começou a valorizar os laços emocionais entre os membros de uma família?
Há cerca de 200 anos a evolução económica e industrial nas sociedades ocidentais contribuiu para um afastamento entre pais e filhos e ocorreu um grande número de separações?
Só há cerca de 100/150 anos, com as primeiras escolas, se começou a dar importância à criança e ao seu desenvolvimento?
Só de há 100 anos para cá os homens começaram a investir mais nas relações afectivas com as esposas e com os filhos? E que esse investimento foi abalado pela II Grande Guerra Mundial?
Só a partir do pós-guerra se começaram a realizar estudos sobre o desenvolvimento emocional das crianças e da relação com os pais?
Só a partir dos anos 60/70 os pais começaram a ter um papel mais activo na vida familiar e na educação dos filhos?
Só a partir dos anos 90 os pais começaram a poder assistir ao parto dos seus filhos em Portugal?
Só muito recentemente em Portugal pais têm por lei, a possibilidade de usufruir de licença de paternidade, bem como de assistência à família quando têm um filho a necessitar de cuidados?

Pois é, só nos dias de hoje se fala da importância do pai e do seu papel. Só muito recentemente os chamados ?cuidados maternos?, deixaram de ser um domínio exclusivo das mães. Assim, algumas áreas do conhecimento, admitem hoje a existência de uma vivência entre pai e bebé mais precoce do que antes se pensava, bem como se reconhece o impacto que a gravidez e o nascimento de um filho têm na vida de um homem! Podemos dizer que um homem não engravida com a barriga, como as mulheres, mas engravida com a cabeça e com o coração, e isso acontece a partir do momento em que um homem deseja e pensa ter um filho.