9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 13 de julho de 2010

28 semanas !!!!

Seu corpo
Woohoo! Você atingiu a marca do terceiro trimestre, então marque no seu calendário e adicione outro furo no seu cinto. É, a barriga continua crescendo! :^)

Se o seu exame de sangue mostrou que você é Rh negativo, você precisa levar uma injeção de imunoglobulina Rh, esta semana. A injeção evita possíveis complicações em um futuro bebê você pode ter se esse bebê for Rh positivo. O Rh do seu sangue não importa quando se trata da primeira gravidez, mas você deve levar a injeção no caso de você planejar ter mais bambinos.

Se o seu bebê nascer com sangue Rh-positivo (porque herdou um gene Rh-positivo do papai), você deverá receber outra dose de imunoglobulina Rh depois do parto, para ter certeza que tudo estará certo em em dia para futuras gravidezes.

Se o seu teste de glicose deu positivo, o seu doutor provavelmente irá querer dar-lhe um teste de tolerância à glicose em breve. O teste-de-diabetes gestacional envolve algumas mudanças na dieta os dias que precederam a ela (mais carboidratos!) e uma visita mais longa ao consultório no dia do exame (é um teste de três horas, em vez de uma hora como o da primeira vez). E é mais uma oportunidade para tomar sobre esse delicioso coquetel (leia-se: aquele xarope doce pra xuxu)! Se o resultado deste novo teste der positivo para diabetes gestacional, seu médico provavelmente irá colocá-la em um super-dieta saudável para o resto de sua gravidez.


Seu bebê

Conforme o grande dia se aproxima, o seu bebê está ficando pronto para ir de encontro a luz no fim do túnel. Outros destaques desta semana:

Os olhos do seu bebê estão parcialmente abertos, e agora já pode piscar. Imagine seu beb~e piscando pra você!

Seus olhos têm cor agora. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem um tonalidade final até nove meses após o nascimento do bebê. Então, quando sua sogra diz que o bebê tem os olhos dela, você pode informar educadamente a ela que eles provavelmente irão mudar em breve. Desculpe.

Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.

Seu bebê está gordinho em comparação a algumas semanas atrás.


É bom saber...
Ginástica pré-parto — faça exercício e prepare-se para dar à luz
Uma das melhores formas de preparar o seu corpo para o parto é fazendo alongamentos.

"Fala-se muito de contracções durante o parto", conta Helene Byrne, especialista em ginástica pré-parto e preparadora pessoal. "Mas, na essência, dar à luz tem apenas a ver com abertura e descontracção". Conheça aqui um movimento que a ajudará a preparar o corpo para o parto.

Agachamento apoiado

1. Coloque-se de pé em frente de uma porta aberta e coloque uma mão em cada maçaneta. Aponte os pés e os joelhos para fora, nas posições das 10h e das 2h. (O uso de bom calçado ajuda a manter a firmeza dos pés.)

2. Agache-se, mantendo as costas direitas, flectindo profundamente os joelhos. Mantenha-se na posição de agachada enquanto se sentir confortável.

3. Firme bem os pés no chão e use as ancas, as nádegas e os braços para se içar até ficar novamente de pé.

Todos conhecemos os benefícios da prática de exercício antes do parto: é bom para si e para o bebé, recuperar a forma após o parto é muito mais fácil e pode mesmo acelerar trabalho de parto, tornando-o mais fácil de suportar. Mas quantas grávidas continuam a frequentar o ginásio quando a barriga atinge o tamanho de uma bola de basquetebol?

É mesmo verdade:

O pai recente também sofre alterações hormonais, como a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogénios – tudo associado à necessidade de prestar cuidados físicos e emocionais ao bebê.