9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

De 30 a 40 semanas de Gestação;

Semana 30 da Gravidez

O seu comprimento é de mais ou menos 37,5 centímetros e o seu peso é de 1.360 gramas aproximadamente. O lanugo começa a desaparecer. O bebê já abre e fecha os olhos.

As unhas dos pés continuam a crescer. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos do sangue. A grande maioria dos bebês adopta a posição cefálica por volta desta semana, ou seja, coloca-se de cabeça para baixo, e assim permanecerá até ao momento do parto.

Claro que existem alguns mais rebeldes que não o fazem, e decidem que é muito mais cómodo esperar sentado.

Semana 31 da Gravidez
Já pode pesar 1.500 gramas e medir mais de 38 centímetros. Como cada vez existe mais gordura por debaixo, a pele deixa de ser tão avermelhada e passa a ficar mais rosadinha.

As unhas das mãos cresceram tanto que chegam até a borda dos dedos. Os cabelos também continuam a crescer.

Semana 32 da Gravidez
Agora o feto pesa cerca de 1.800 gramas e mede 40 centímetros ou mais. Os cinco sentidos já funcionam bem. Se fizéssemos uma ultrasonografia talvez pudéssemos vê-lo enquanto chupa o dedo. Ah!, e também tem soluços.

Depois da semana 32, o bebê começa a fabricar surfactantes, uma substância que ajuda à maturação pulmonar, indispensável para a sobrevivência.

Semana 33 da Gravidez
A pele já está rosadinha. É a semana em que há maior quantidade de líquido amniótico em toda a gravidez. A cabeça cresce um centímetro devido a que o cérebro aumentou de volume.

Semana 34 da Gravidez
O peso médio é de 2 quilos, e a medida é de 42 centímetros. Quando está acordado tem os olhos abertos, e fecha-os enquanto está a dormir. As unhas das mãos estão muito compridas e afiadas.

Semana 35 da Gravidez
Pesa 2.100 gramas e mede mais ou menos 45 centímetros. Cada vez tem menos espaço para movimentar-se. Nos meninos, é altura para os testículos descerem.

Semana 36 da Gravidez
Por volta desta semana os bebês começam a crescer a um ritmo diferente, e à medida que se aproxima a semana 40, as diferenças acentuam-se. Em média, costumam pesar cerca de 2.450 gramas e medir 46,5 centímetros. Estão muito mais gordinhos.

Semana 37 da Gravidez
A maioria dos bebês pesa à volta de 2.900 gramas e mede 49 centímetros. Quando existe luz forte, volta o rosto. Começa a treinar alguns movimentos respiratórios.

Semana 38 da Gravidez
Nesta semana, o bebê aumenta cerca de 30 gramas por dia, o que significa que ao fim destes sete dias pode pesar 3.100 gramas.

Semana 39 da Gravidez
Está pronto para sair! Os pulmões continuam a amadurecer e preparam-se para a respiração. O bebê está cada dia maior (pesa 3.200 gramas) e o espaço começa a ficar escasso: quase não tem lugar para movimentar-se.

Semana 40 da Gravidez
Em teoria, nesta semana a gravidez chega ao fim. O peso médio é de 3.450 gramas e a altura, 50 centímetros. A substância esbranquiçada que reveste o corpo do bebê já desapareceu quase completamente, embora uma parte permaneça. O mesmo acontece com o lanugo, essa penugem fina que reveste o corpo do bebê.