9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Logo após o parto


As recomendações actuais apontam no sentido do início o mais precoce possível do aleitamento materno. A Organização Mundial de Saúde aconselha que o bebé seja colocado ao peito na primeira meia hora de vida.
O contacto precoce, pele com pele, logo após o nascimento permite acalmar o bebé, estabilizar a respiração e mantê-lo quente. O bebé não é separado da mãe, sendo colocado em cima do seu corpo, sem roupa (apenas com uma fralda), e é-lhe dado tempo, o que permite que se movimente na direcção da mama da mãe, procure a aréola e inicie espontaneamente uma mamada.

O início precoce da amamentação é benéfico para o bebé, para a mãe e para o estabelecimento com sucesso do aleitamento materno, ajuda a mãe a ter mais confiança para dar de mamar, o bebé recebe os benefícios imunológicos do colostro e a sua digestão e função intestinal são estimuladas. Mamar adequadamente nesta altura ajuda a diminuir as dificuldades futuras e torna a amamentação mais fácil. O relacionamento e o contacto da mãe com o filho são facilitados.

Se, pelo contrário, o bebé não for colocado ao peito logo após o nascimento, acaba por adormecer, dificultando o estabelecimento com sucesso do aleitamento materno. Nas primeiras duas horas de vida existe um estado de alerta, em que o bebé fica desperto, calmo, de olhos abertos, atento aos sons e movimentos sendo o período em que o instinto de mamar é mais forte.

A quantidade de leite que o bebé mama é pequena. Este leite é um líquido espesso, amarelado ou alaranjado, chamado colostro, rico em factores protectores de infecções, contendo todos os nutrientes necessários, e que também é melhor para o intestino e para o estômago do bebé (o bebé faz cocó com mais facilidade).

É importante aprender a reconhecer o comportamento do bebé, particularmente os sinais de fome, e amamentar quando ele o solicitar. Ao dar de mamar deve sentir-se confortável e, se tal for necessário, deve pedir ajuda. Dê de mamar sem restrições do número e da quantidade de mamadas. Não se preocupe com horários e amamente quando o bebé mostrar vontade de o fazer.

Em raras situações os bebés não querem ou não conseguem mamar. Se o seu bebé não procura, não pega ou não suga na primeira hora de vida, pode fazer o seguinte:
Retirar um pouco de colostro e colocar na sua boca ?para provar?
Estimular suavemente o bebé, tocando nos seus pés e barriga, para o acordar
Dar um dedo para ele mamar
Se mesmo assim não for possível, deve extrair o colostro e oferecê-lo ao bebé até este pegar e mamar bem.

Se não conseguir dar de mamar logo após o parto não quer dizer que não o consiga vir a fazer, só que é provável que venha a encontrar maiores dificuldades.


As primeiras 24 horas

No primeiro dia a quantidade de colostro que o seu bebé mama é muito pequena, mas tem tudo o que o bebé precisa. Deve amamentar sem restrição, de dia e de noite, já que este é um factor importante no estabelecimento do aleitamento materno com sucesso. Nas primeiras semanas a produção de prolactina é estimulada pelo aleitamento sem restrições e resulta numa melhor produção de leite. Observe o comportamento do seu bebé e dê de mamar quando ele pedir, pois ele mamará em função das suas necessidades.

É normal os bebés perderem peso nos primeiros dias de vida, não significando qualquer problema com a amamentação. A recuperação do peso de nascimento será feita até aos 10-15 dias de vida.

Deverá deixar mamar até ao fim na primeira mama antes de oferecer a segunda. Ambas as mamas deverão ser oferecidas em cada mamada, e o bebé mamará, ou não, na segunda, em função do seu apetite.

Com um posicionamento correcto do bebé e amamentação sem restrições, as mamas não ficarão duras e tensas (ingurgitadas), ou ficarão apenas por um pequeno período, o que evitará desconforto ou dificuldades acrescidas de pega. Se os seios ficarem duros ou inflamados, extraia um pouco de leite, manualmente ou com bomba, antes do bebé mamar, para tornar mais mole a área à volta do mamilo. Entre as mamadas, compressas com gelo ajudam a aliviar e reduzir a inflamação.

Amamentar não deve doer. Se doer peça ajuda a uma pessoa experiente para tentar perceber o que poderá não estar bem.

Os bebés são todos diferentes e apresentam comportamentos diferentes. Alguns mamam pouco desde o início: após o seu estado de alerta nas primeiras horas de vida, caem num período de sonolência prolongada, mamando pouco nas primeiras 24 horas. Embora não se saiba bem porque isto acontece, é um comportamento completamente normal, não devendo criar preocupação. Se o bebé já tiver mamado pelo menos uma vez, não existe qualquer perigo por estar várias horas sem mamar, não havendo necessidade de acordar o bebé durante a noite.

Após este período, a maior parte dos bebés recupera deste estado inicial de sonolência e quererá mamar muitas vezes por dia até à descida do leite. Isto, embora possa ser cansativo, é completamente normal e significa apenas, desde que não haja uma má pega, que o bebé está a estimular a produção de leite para as suas necessidades e, desta forma, a diminuir a probabilidade de ingurgitamento.
Recorde que o aleitamento materno se aprende e que tem que dar tempo para que você e o seu bebé o façam.