9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

sábado, 15 de maio de 2010

De uma mãe experiente!

1. Quem pensa que cesárea é melhor que parto normal por causa da dor, está enganada. Uma coisa compensa a outra: no parto normal, você terá contrações e sentirá dor quando o bebê sair, PORÉM, no parto cesariana, você primeiro ficará deitana na mesa de cirurgia com os braços amarrados como se Jesus na cruz, o que eu achei um pouco desconfortável; segundo, é terrível a sensação de não sentir suas pernas enquanto te tiram da mesa pra ir pra sala de recuperação (parece que você vai cair a todo momento enquanto te jogam pra lá e pra cá); terceiro, você tem que ficar na posição horizontal um bom tempo até poder se sentar e no início, precisa de ajuda pra se levantar. Fora que os pontos são muitos, você sentirá dor na região por alguns dias e mais ainda se tossir ou der risada. Portanto, pense bem se quer mesmo uma cesárea só pra não sentir dor (alguns casos, como o meu, ela é a única opção, infelizmente).

2. Amamentar pode doer. Muito. Principalmente se ninguém te instrui pra fazer alguma preparação pra isso. Minha mãe tinha me avisado, mas ela não tinha nenhuma dica pra isso a não ser apertar e puxar o bico do seio, e adianto que isso não resolve muita coisa. Depois do estrago já feito, descobri algumas dicas pra usar agora: Massagear o bico com bucha vegetal ou uma escova de dentes durante o banho ajuda a ir acostumando com uma certa fricção no local. E tenha à mão uma pomada pra se o seu bico ficar muito assado, lembrando de fazer uma limpeza antes de amamentar pra retirar a pomada.

3. Prepare-se para "menstruar" tudo o que não menstruou durante a gravidez pra quando o bebê nascer! Você vai passar alguns dias eliminando o que sobrou de resíduos em seu corpo, ou seja, vai precisar usar absorvente durante um tempinho. Pra eliminar com maior rapidez essas impurezas, recomendo tomar um cálice de água iglesa por dia, ajuda muito.

4. Bebês têm cólica. Isso, todo mundo sabe. Só que o que você come influencia na quantidade e intensidade dessas cólicas. Então, esqueça a idéia de comer chocolates, tomar café, refrigerantes, comer carne de porco e embutidos. Isso, das coisas que eu sei, porque devem ter outras por aí. 3 meses de pura dieta! (Imagine a minha cara quando eu, chocólatra assumida, soube que não poderia comer chocolate; isso porque, uma vez, fiz atéuma promessa que ficaria 1 mês sem o pretinho se alcançasse a graça). Por isso, não se prive dessas coisas enquanto está grávida!

Ser mãe é muito bom. A gente sempre passa alguns perrengues, paga mico, mas ri e de vez em quando até chora, mas vale a pena cada segundo!



Parto tranquilo...
Pode até parecer bobagem, mas deu certo comigo. Quando engravidei, fiquei muito assustada, pois meu marido não queria ter mais filhos (ele já tinha de outros casamentos), então tentei ser a gestante "menos chata" que ele conheceu. Fiz muita caminhada (cerca de 1km por dia), comí o que tinha vontade, e conversava muito com o meu bebê. Acredito que o mais importante é não ter medo do parto. É um fenômeno natural, então, não precisa ter medo. Meu filho nasceu de parto normal, apenas 3 horas depois da primeira contração (quase nasceu em casa). A dor é suportavel, se você tiver consciência de que não vai morrer por causa dela, ou seja, vai passar... Não precisei tomar anestesia (também, não deu tempo), mas o que incomodou foi os 3 pontinhos que precisei levar próximo à vagina. Mas, não se preocupem, pois eles vão embora em no máximo 5 dias. Já na amamentação, tive um pequeno probleminha, pois meu filho não conseguia pegar um dos meus seios, então quase que o leite empedrou, mas, fiz muita massagem no chuveiro e comprei aqueles bicos de silicone para ajudar. Deu certo.
Acho que o conselho primordial que tenho para dar é o seguinte... tranquilidade. Por mais que seja a primeira gestação (ou até a segunda, terceira...), a natureza é tão sábia que prepara nosso corpo e nossos instintos ficam a flor da pele. No momento certo a tranquilidade vai aparecer, e vocês vão tirar isso de letra. Abraços


Amigas gestantes
Nãp passei por isso uma vez mais sim trêz vezes e concordo com tudo o que a Chimy escreveu e mais.A primeira coisa que aconselho a vocês é calma pois na minha primeira gravidez tinha só 17 anos e ouvia tudo o que me falavam,na segunda foi mais calmo pois a pior coisa é ter alguém que acha que entende tudo palpitando furado.Calma e peça ajuda a uma,duas pessoas de sua confiança.A casca do mamão e da banana ajuda a melhorar a dor no bico do seio,outra coisa a massagem durante o banho tambem prepara ele pra quando o bebe mamar não doer tanto.Uma dica que acho muito importante que fiz com o Pedro e deu muito certo foi que durante o meu banho conversava com ele e deixava a agua cair na minha barriga assim pode parecer bobagem,mas os primeiros banhos eles choram muito fazendo isso e conversando com o bebe,ele escuta sua voz e fica calminho.Qualquer coisa que puder ajudar é so tc que estou aqui pra ajudar com muito carinho,bjs.