9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

8 MESES DE VIDA

Sabe, eu ando meio chorão ultimamente. É que a partir de agora, minhas emoções ficam à “flor da pele”… (porque será que chama assim se a pele não dá flor… ou dá e eu ainda não ví?) Bom… sei lá…O que eu sei é que nesta idade, a maioria dos bebês sente o que os sabidos chamam de “ansiedade de separação”.
Algumas vezes fico mais tímido ou preocupado perto de desconhecidos, ainda mais quando estou meio cansado. Nos momentos em que mamãe não está por perto, eu me sinto meio triste, não vejo muita graça nas brincadeiras. Mas mamãe sabe que, mesmo que seja desagradável, essa separação é importante para o desenvolvimento da minha autoconfiança e da formação de elos emocionais com outras pessoas.

Mas se você tem dificuldade em deixar seu bebê por algumas horas, aqui vão algumas dicas para que ele fique bem:

•Quando sair, beije e abrace seu bebê e diga a ele que vai voltar.
•Se ele ficar assustado e chorar, não tenha dúvidas em reconfortá-lo e assegurar que você volta mesmo.
•Na hora da separação, é bom ter por perto uma outra pessoa com quem seu bebê esteja familiarizado.
•Se seu bebê fica ansioso no momento de se separar de você à noite, procure reservar um tempinho a mais para estar com ele, segurá-lo no colo, ler ou cantar uma música antes de colocá-lo de vez para dormir.
Alguns bebês lidam melhor com separações do que outros, dependendo do temperamento. Eu por exemplo, detesto ficar longe da mamãe mas não choro....brinco com os meus amiguinhos e tento me distrair com meus brinquedinhos.

Cada criança é de um jeito, e cada uma precisa de determinada quantidade de atenção. Você conhece seu filho melhor do que ninguém, por isso, siga seus instintos e não se sinta culpada por dar mais atenção se achar necessário.

Nessa fase a gente também, nossa percepção está mais aguçada e descobrimos várias formas de brincar com o mesmo objeto, chacoalhando, batendo, deixando cair no chão e atirando para longe, antes de voltar ao bom e velho método de colocar qualquer coisa na boca. Uma boa idéia é ter em casa brinquedos com muitas partes para bater, apertar, virar e abrir.

Também gosto de ver coisas caindo e sendo apanhadas (pela mamãe e pelo papai, é claro) e depois jogar no chão novamente. Calma, eu não estou sendo birrento ou malcriado, por mais que pareça; eu simplesmente adoro observar como as coisas caem e rolam pra longe, de formas diferentes a cada jogada…e adoro ver muitas e muitas vezes.

E por falar em ver, minha visão está cada vez mais clara. Agora é praticamente igual à de um adulto em clareza e percepção de profundidade. Embora eu ainda enxergue melhor de perto do que de longe, eu vejo o suficiente para reconhecer pessoas e objetos do outro lado da sala… ei, aquela ali do outro lado da sala é minha bolinha! Vou buscar
.