9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 30 de março de 2010

O papel do pai durante a gravidez e os primeiros meses de vida da criança

*** O Senhor me abençoou eu ganhei de presente este maridão e agora paizão...maravilhoso que cuida demais de mim e do nosso filhote ***



Em nossa sociedade existe a crença de que o pai é quem tem a função de prover os bens materiais para o melhor desenvolvimento do filho e do casal, felizmente, esta crença foi desaparecendo e o pai passou a ter uma função mais ativa.

Neste artigo, gostaria de falar dos papéis importantes que o homem desempenha: a função do homem como cônjuge e o papel do homem como pai. Tudo começa quando o casal decide ou manifesta o desejo de ficar grávido. A gravidez é um processo difícil para a Mãe, com mudanças físicas e também emocionais, aí aparece a função do pai que vai cuidando e protegendo a Mãe neste processo de nove meses. Na primeira gravidez, pode ser muito bom acompanhar a esposa às visitas médicas, participando deste processo. Por este motivo, considero que não é a mulher que engravida, é o casal que fica grávido. Inclusive, em muitos casais sólidos, tem sido observado que existe o momento em que o homem se conecta tanto à mulher que os sintomas (vômitos, tonturas, dores de cabeça) afetam a ele, e a mulher pode até ficar mais tranqüila. Isto nos fala da união e do apoio que o pai, o parceiro, o homem pode proporcionar.

Por outro lado, o momento do parto pode representar um processo difícil e doloroso para a Mãe. O pai pode apoiar a Mãe neste processo, o que o ajudará a dar-se conta de sua paternidade, ao ver o nascimento de seu filho.

Quando nasce um novo membro da família, a Mãe dedica muito tempo à disposição do bebê. É importante que o pai possa apoiar a Mãe, que possa dar o amparo que ela precisa receber. Armano Barriguette, um psicanalista muito famoso, menciona que o pai suficientemente bom é aquele que faz com que a Mãe “brilhe”.

A função do pai não é somente apoiar a Mãe, como também ele deve prover o trio (pai, Mãe e filho) da segurança suficiente para que possa se desenvolver. Também é importante carregar o bebê quando a Mãe estiver cansada, que tenha a capacidade de ninar. É curioso como a criança vai descobrindo o mundo que a rodeia, da Mãe descobre os olhos, as mãos, seu cheiro no momento de amamentar; do pai descobre o pescoço quando está sendo carregado. É o pai que vai proporcionando força física e psíquica a seu filho, quanto mais entrar em contato com a criança para permitir que o bebê o descubra e que sua esposa descanse.

A psicologia, pediatria e pedagogia modernas convidam o pai a ter um papel ativo para o ótimo desenvolvimento do filho. Ao mesmo tempo, isto beneficia também o casal, já que se pode observar que quanto mais presente o pai estiver, exercendo sua paternidade com amor, o casal se fortalece e cresce.