9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nosso Bebê.



Desenvolvimento fetal - 12 semanas de gravidez

O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas.

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.


Seu corpo
Você pode ter dificuldades de escovar os dentes e o simples pensamento de visitar o dentista pode te dar ansias de vômito. Ainda assim, dentes e gengivas saudáveis são especialmente importantes durante a gravidez como pobres cuidados dentários podem levar a uma variedade de problemas relacionados com a gravidez como gengivite e doença periodontal, nenhuma delas soa bem. Além disso, a má saúde bucal durante a gravidez tem sido associada com parto prematuro e recém nascidos de baixo peso.

Marque uma hora no dentista, mas não se esqueça de informar seu dentista que você está esperando um lindo bebê, assim, você pode evitar raios-X da arcada dentária. Se você perceber estranhos caroços na sua gengiva, não se preocupe. Isto é mais um sinal de que você está grávida. Muitas mulheres desenvolvem tumores inofensivos e não cancerígenos quando grávida. "poxa vida, logo agora que eu estava me sentindo tão sexy,..."

O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.

O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após a saída do(s) bebê(s). Sua elasticidade é incomparável. Quando o bebê nasce, o útero tem um peso aproximado de 1100g quando o seu peso habitual, antes da gravidez, era de 70g.

Nesse período de gestação, você provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Se essa é a sua primeira gravidez, você ainda deve estar usando as suas roupas habituais mas, se você já passou pela primeira experiência, você notará que sua barriga começará a aparecer mais cedo do que em sua primeira gravidez e, talvez você se sinta mais confortável em roupas mais soltas.