9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

4º Mês

Ele precisa da sua protecção. O seu bebé precisa de amor tanto como do leite. A prova: quando chora, ele geralmente acalma-se quando a mãe o segura ao colo. É a defesa dele contra o desconhecido!
Ele reconhece a sua voz acima de qualquer outra, porque a memória dele regista primeiro aquilo que o faz feliz!
Por vezes, basta-a ver para parar de chorar e começar a rir.

Ele está a tornar-se bastante "palrador" O seu bebé imita todos os sons que ouve e vai gradualmente passando dos sons mais simples para as sílabas complexas como: ga-ga, ah-goo, da-da, etc.
Ele adora falar com os brinquedos, como se estes o entendessem. O ursinho preferido do bebé é o interlocutor especial das suas conversas!

O bebé dorme menos. Por volta dos 4 meses, o bebé dorme uma média de 9 a 10 horas de noite. Costuma ainda fazer uma sesta de uma a duas horas de manhã e uma outra, de três a quatro horas, da parte da tarde.
Alguns bebés dormem muito tempo à noite, por vezes 12 a 13 horas! Neste caso, eles apenas precisam de duas pequenas sestas, de uma hora cada, durante o dia.

As capacidades do bebé relacionadas com os alimentos. O reflexo de sucção diminui e o reflexo de mastigação torna-se visível (atingindo o seu pico a partir dos 6 meses).
O seu bebé começa a engolir com a parte da frente da língua: já consegue engolir texturas mais espessas do que o leite.
O seu sistema digestivo evoluiu significativamente: o estômago está maior, os rins menos frágeis e a disposição intestinal mudou.
Todas estas transformações abrem a porta para uma diversidade de alimentos.