9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

...pré-parto

Ainda no último mês, começam a ficar mais freqüentes aquelas contrações que desde o 7° mês já apareciam esporadicamente. Só que agora elas vêm com a sensação de cólicas e começam a aparecer em maior número de vezes por dia, principalmente à noite. Também são estimuladas pela movimentação do feto.


Cerca de 15 dias antes do parto, a mãe entra num período denominado de Pré-Parto. Nesta época, as contrações vão ficando mais intensas e já dificultam até o sono materno. Em primigestas a mãe pode perceber a diminuição do volume abdominal e pode eliminar um catarro com ou sem sangue pelos genitais. Estes dois fenômenos são mais perceptíveis na primeira gravidez, e são denominados respectivamente "queda do ventre" e eliminação da "rolha" ou 'lampão" mucoso. Aparecem em média 15 dias antes do parto em primigestas, e menos tempo em multíparas.

...trabalho de parto

As cólicas vão ficando cada dia mais frequentes e mais intensas, até que a mãe começa a apresentar 2 contrações (cólicas) a cada 1 O minutos, com duração de aproximadamente 40 segundos cada. Pode ser o início do trabalho de parto. Deite-se do lado esquerdo e observe bem o ritmo e os intervalos entre as contrações. Se, após uns 40 minutos de repouso não houve melhora destas contrações, ligue para o seu médico ou dirija-se ao hospital onde pretende dar a luz. Não fique afoita. O trabalho de parto em primigesta leva em torno de 14 horas, e em multíparas entre 8 e 1O horas. Os "alarmes falsos" são comuns, por isso, não se envergonhe se acontecer com você. São sinais que devem ser avaliados imediatamente pelo médico:

- Hemorragia genital,
- Perda de "água", principalmente se esverdeada pela vagina,
- Dor abdominal intensa, dor de estômago ou distúrbios visuais, inchaço abrupto das mãos e rosto,
- Parada de movimentos fetais por mais de 12 horas,
- Urina avermelhada ou ardor intenso ao urinar,
- Febre.

Ao chegar no hospital, você será examinada, e em caso de internação seu médico (se particular), será comunicado. Em geral, você é submetida antes de ir para o quarto, a uma tricotomia (raspagem dos pêlos) e a uma lavagem intestinal. No quarto, você deve ficar deitada para o lado esquerdo até seu médico chegar, ou até a hora do parto se for fazer com o plantão.

...parto

Com relação às anestesias, elas podem ser peridural, raqui ou local. Para cada caso há uma indicação. Em geral, a peridural é a mais comum, desde que o seu médico esteja na sala acompanhando. O momento de instalação desta anestesia depende da evolução do parto, e deve ser indicada oportunamente pelo seu parteiro.

...pós-parto

Após o parto, a mãe retomará ao seu quarto onde guardará repouso de acordo com a orientação médica. O recém nascido ficará as primeiras 4 horas em observação no berçário, onde será examinado e pesado, e só então será liberado para a mãe.

Após 15 dias do parto, você retomará ao consultório para retirada dos pontos (se for cesária), revisão pós-parto, e outras orientações importantes. Ao completar 40 dias após o parto, você retomará ao consultório para exame ginecológico e orientação quanto a anticoncepção. A amamentação do seu filho é muito importante, e trabalhos mostram que as crianças que forem amamentadas até os 6 meses, têm 3 a 4 vezes menos chances de serem internadas no primeiro ano de vida. Não se esqueça das consultas de puericultura (acompanhamento pediátrico) e nem das vacinas do seu filho. O seu investimento foi muito alto para ser arriscado por tão pouco.