9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tosse

Tosse

O reflexo da tosse – porque é de um reflexo que se trata – é um mecanismo de defesa do organismo e tem como objectivo expelir, com força acrescida, os micróbios, detritos, poluentes ou outro elementos que se encontram na árvore respiratória e que não deveriam lá estar. É por isso que a tosse deve ser encarada de uma forma positiva, embora existam algumas tosses que resultam de situações «menos boas». Nos bebés, a tosse pode cansar porque, para se tossir, é preciso mobilizar os músculos, o que consome muito oxigénio e energia.

Existem vários tipos de tosse:

- Tosse produtiva: com expectoração (embora a criança não a deite fora, mas a engula), com origem nos brônquios.

- Tosse irritativa: provocada por agressões à árvore respiratória. É uma tosse seca, repetida, e, muitas vezes, quase «ladrada» (tosse de cão).

- Tosse de origem alérgica: parecida com a anterior, mas acompanhada de olhos a lacrimejar, espirros e pieira.

- Tosse nocturna: surge por acessos e corresponde ao deslizar das secreções dos adenóides para os brônquios.

Estas tosses têm origens e razões diferentes e, como tal, exigem atitudes e soluções diferentes, quase sempre sem problemas de maior. Mas a tosse também pode indicar situações graves, por exemplo, quando surge com sangue, quando é acompanhada por dificuldades respiratórias ou aceleração da respiração ou quando é crónica e com outros sintomas, como perda peso. Só o médico poderá avaliar a melhor forma de actuar.