9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

6 MESES CHEGANDO....




Explorando as mãos

Com cerca de 6 meses (mas às vezes um pouco depois), o controle das mãos já se desenvolveu o suficiente para o bebê conseguir puxar um objeto na sua direção. Uma vez que tenha aprendido a pegar um brinquedo, ele começará a fazer o exercício de passar de uma mão para a outra.

Além disso, descobrirá que deixar cair alguma coisa é tão interessante quanto pegá-la. Ao entender o conceito de causa e efeito, o mundo do seu filho ficará bem mais intrigante, e o seu, bem mais bagunçado.


Destro ou canhoto?

Ainda é cedo para saber se o seu bebê é destro ou canhoto. Nesta fase, a maior parte das crianças parece usar mais uma mão por algum tempo e depois a outra. Isso só será determinado ao certo quando ele tiver entre 2 e 3 anos.


Mestre em rolar de um lado para o outro

A maioria dos bebês já aprendeu a rolar nos dois sentidos, uma conquista que deixa todo mundo alegre: os próprios bebês e os pais. Claro que, embora divertido para o bebê, o ato traz uma preocupação extra.

Por isso, segure bem o bebê ao trocá-lo e nunca o deixe sozinho em uma cama ou qualquer outro lugar mais alto. Se você usa um trocador em cima da cômoda, e se seu bebê for muito agitado, talvez uma alternativa seja fazer as trocas com o trocador no chão.


Socializando-se

Nesta fase, os bebês gostam de atenção e muitas vezes se esforçam para consegui-la. Em breve, você vai começar a notar ansiedade na presença de estranhos , mas, por enquanto, a socialização é mais generalizada: qualquer um que se aproximar do seu filho com uma expressão facial engraçada conquistará imediatamente a amizade dele. E não há motivos para ciúme, já que ele ainda precisa muito de você.

O bebê também está aprendendo que seu comportamento, tanto o bom como o ruim, atrai sua atenção, o que, a partir de agora e por muitos anos pela frente, levará a criança a fazer praticamente qualquer coisa para você olhar para ela.

Enquanto bebê, quase tudo o que ele faz é engraçadinho, mas, ao crescer, é mais provável que cometa travessuras só para ver a sua reação. Assim, é importantíssimo não esquecer de elogiar sempre o bom comportamento.

Uma coisa vai ficando mais clara: seu filho começa a usar outras armas além de choro para obter atenção. Ele provavelmente tentará ser notado com movimentos e barulhos. Nos próximos três meses, o bebê desenvolverá uma maneira própria de fazer com que os outros saibam o que pensa, quer e precisa.


Seu mestre mandou...

Bebês de 6 meses adoram brincadeiras de imitação, especialmente envolvendo sons e linguagem. Deixe seu filho inventar e imite os sons dele. Quando for sua vez, um bom jeito de aprender brincando é fazer barulho de animais, como au-au, co-co-ri-có e piu-piu.


Vaca Mu

Aos 6 meses, a criança enxerga e ouve quase tão bem como os adultos. A comunicação também está progredindo rapidamente. Nesta idade, quase metade dos bebês repete uma sílaba -- do tipo "ba", "ma", "ga" ou outra combinação de consoante com vogal -- inúmeras vezes. Alguns chegam até a dizer mais uma ou duas, tornando o som mais complexo.

Uma boa maneira de estimular seu filho é repetir o que ele diz e fazer disso um jogo ("o carneirinho fala "béééé" ou "a vaca fala "muuuuu") ou ainda prestar atenção no que ele balbucia como se você entendesse e achasse superinteressante. O bebê também já consegue reconhecer diferentes tons e inflexões de voz e poderá até chorar se você falar com ele de forma mais ríspida.

A risada será garantida se você colocar água em um copo e fizer bolhas com um canudinho.


Estímulo aos sentidos

Seu filho usa todos os sentidos para explorar e aprender sobre o mundo. Certifique-se de ter ao redor dele diversos objetos que ele possa tocar, colocar na boca e segurar. O bebê vai adorar apertar uma bola de plástico macio, passar a mão por texturas, ouvir um barulho de sininho dentro de um bicho de pelúcia ou babar em um mordedor gelado.


Hora da história

A leitura em voz alta passa a ter mais valor agora, já que o bebê vai gostar de olhar para imagens de cores vivas e de se acomodar em seu colo. Em qualquer idade, a leitura é um momento prazeroso de aconchego e socialização para pais e filhos.


Alimentação

Agora já pode começar a dar alimentos industrializados, como sopinhas para bebê. Comece com frutas e vegetais. Apenas inicie um alimento novo a cada 5 dias. Não introduza carnes na alimentação até os 7 ou 8 meses e ovo após os 12 meses. Nas refeições, ofereça leite materno ou leite especial para bebês, este procedimento deve ser tomado até que ele complete 1 ano de idade. Misture cereal com a fórmula apenas - sem açúcar ou frutas. Use uma colher para dar cereais a seu bebê e não uma mamadeira. Estar sentado enquanto alimenta-se ajuda o bebê a aprender bons hábitos alimentares. Logo seu bebê estará pronto para usar um copinho, mesmo que se suje a princípio. Não o deixe deitar-se com uma mamadeira. Isto pode resultar em má dentição ou infecções de ouvido.

Desenvolvimento

Geralmente os bebês viram-se e começam a sentar-se sozinhos, balbuciam, riem e freqüentemente choram com muita força e podem ter medo de pessoas desconhecidas. Seja paciente com seu bebê e satisfaça as necessidades dele rapidamente.

Sono

Uma criança de 6 meses pode não apresentar vontade de dormir. Uma colcha favorita ou um bicho de pelúcia pode tornar mais fácil a hora de dormir. Permaneça calma com o bebê e mantenha sua rotina para a hora de dormir. Se seu bebê não estiver dormindo a noite inteira, peça ao médico informação adicional a respeito da prevenção de problemas para dormir.

Conselhos de segurança

Evite a asfixia e o sufocamento

- Os cordões, cordas e fios ao redor do pescoço do bebê podem sufocá-lo, portanto mantenha cordões longe do berço.
- Mantenha fora do alcance todos os objetos duros e pequenos.
- Use apenas brinquedos inquebráveis, sem bordas afiadas ou partes pequenas que possam soltar-se.
- Evite alimentos que possam causar engasgos facilmente tais como doces, salsichas, amendoins e pipocas.

Evite incêndios e queimaduras

- Desenvolva e pratique um plano de saída em caso de incêndio.
- Compre, instale e/ou revise os detectores de fumaça.
- Mantenha um extintor de incêndio dentro ou próximo à cozinha.
- Verifique a temperatura dos alimentos cuidadosamente, especialmente se os alimentos foram esquentados em forno de microondas.
- Mantenha fora do alcance alimentos ou líquidos quentes.
- Ponha proteções de plástico nas tomadas elétricas que não estiverem sendo usadas.
- Descarte os cabos elétricos que estiverem descascados ou desfiados.
- Reduza a temperatura do aquecedor de água.

Evite quedas

- Mantenha os lados do berço e cercadinho levantados.
- Evite o uso de andadores.
- Instale portas de segurança nas escadas.
- Feche com chave as portas de áreas perigosas, como sótão ou garagem.
- Verifique os baús, móveis altos e luminárias para certificar-se de que não caiam facilmente.

Evite o envenenamento

Mantenha fora do alcance ou fechados à chave os seguintes produtos:

- Medicamentos;
- Vitaminas;
- Produtos de limpeza;
- Produtos químicos de encanamentos;
- Produtos químicos de jardinagem;
- Tintas e solventes;
- Produtos químicos agrícolas.

Vacinações

Na consulta de 6 meses, seu filho deve haver recebido:

- A vacina Tríplice (difteria-coqueluche-tétano);
- A vacina Hib (Hemophilus influenza tipo B);
- A vacina de hepatite B.

Alguns serviços de saúde podem dar a seu filho uma vacina contra pólio injetável ou oral aos 6 meses. Outros optam por administrá-la posteriormente. Ambas as situações são seguras e aceitáveis. Seu bebê pode apresentar febre, dor, vermelhidão e inchaço onde as vacinas foram aplicadas e estar irritável aproximadamente um dia após as vacinas. As gotas de acetaminofeno (0,6ml a cada 4 a 6 horas) podem ajudar a evitar a febre e a irritabilidade. Para inchaço e dor, ponha uma compressa úmida e morna na área com a freqüência e tempo necessários para que haja alívio.

Procure ajuda médica se:

- Seu filho tiver uma reação às vacinas além de febre e irritabilidade (tal como erupções cutâneas).
- A febre durar mais de 36 horas.

PÁSCOA CHEGANDOOO....

5 meses acabando!!!



***Bob o melhor amigo do Henry.