9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Se você chegou até aqui, seu bebê está prestes a nascer... Foram nove meses de espera, expectativas, sensações. Agora seu bebê está pronto para nascer, sua família ansiosa em conhecê-lo, e você preparada para recebê-lo. Durante toda a gravidez seu corpo passou por numerosas transformações, e, mês após mês, você foi alterando inclusive sua própria rotina de vida. É desnecessário dizer o quanto este momento sublime será importante para você... Logo, logo, você não se lembrará mais dos pequenos e inconvenientes problemas que acompanharam cada fase da gravidez, mas estará abraçando pela primeira vez o seu lindo e precioso bebê, vendo seu rostinho redondo e se emocionando com o seu choro, sentindo-o em seus braços enquanto amamenta, e assim, passando a desempenhar um novo papel em sua vida: o de mãe!!!

...pré-parto

Ainda no último mês, começam a ficar mais freqüentes aquelas contrações que desde o 7° mês já apareciam esporadicamente. Só que agora elas vêm com a sensação de cólicas e começam a aparecer em maior número de vezes por dia, principalmente à noite. Também são estimuladas pela movimentação do feto.


Cerca de 15 dias antes do parto, a mãe entra num período denominado de Pré-Parto. Nesta época, as contrações vão ficando mais intensas e já dificultam até o sono materno. Em primigestas a mãe pode perceber a diminuição do volume abdominal e pode eliminar um catarro com ou sem sangue pelos genitais. Estes dois fenômenos são mais perceptíveis na primeira gravidez, e são denominados respectivamente "queda do ventre" e eliminação da "rolha" ou 'lampão" mucoso. Aparecem em média 15 dias antes do parto em primigestas, e menos tempo em multíparas.

...trabalho de parto

As cólicas vão ficando cada dia mais frequentes e mais intensas, até que a mãe começa a apresentar 2 contrações (cólicas) a cada 1 O minutos, com duração de aproximadamente 40 segundos cada. Pode ser o início do trabalho de parto. Deite-se do lado esquerdo e observe bem o ritmo e os intervalos entre as contrações. Se, após uns 40 minutos de repouso não houve melhora destas contrações, ligue para o seu médico ou dirija-se ao hospital onde pretende dar a luz. Não fique afoita. O trabalho de parto em primigesta leva em torno de 14 horas, e em multíparas entre 8 e 1O horas. Os "alarmes falsos" são comuns, por isso, não se envergonhe se acontecer com você. São sinais que devem ser avaliados imediatamente pelo médico:

- Hemorragia genital,
- Perda de "água", principalmente se esverdeada pela vagina,
- Dor abdominal intensa, dor de estômago ou distúrbios visuais, inchaço abrupto das mãos e rosto,
- Parada de movimentos fetais por mais de 12 horas,
- Urina avermelhada ou ardor intenso ao urinar,
- Febre.

Ao chegar no hospital, você será examinada, e em caso de internação seu médico (se particular), será comunicado. Em geral, você é submetida antes de ir para o quarto, a uma tricotomia (raspagem dos pêlos) e a uma lavagem intestinal. No quarto, você deve ficar deitada para o lado esquerdo até seu médico chegar, ou até a hora do parto se for fazer com o plantão.

...parto

Com relação às anestesias, elas podem ser peridural, raqui ou local. Para cada caso há uma indicação. Em geral, a peridural é a mais comum, desde que o seu médico esteja na sala acompanhando. O momento de instalação desta anestesia depende da evolução do parto, e deve ser indicada oportunamente pelo seu parteiro.

...pós-parto

Após o parto, a mãe retomará ao seu quarto onde guardará repouso de acordo com a orientação médica. O recém nascido ficará as primeiras 4 horas em observação no berçário, onde será examinado e pesado, e só então será liberado para a mãe.

Após 15 dias do parto, você retomará ao consultório para retirada dos pontos (se for cesária), revisão pós-parto, e outras orientações importantes. Ao completar 40 dias após o parto, você retomará ao consultório para exame ginecológico e orientação quanto a anticoncepção. A amamentação do seu filho é muito importante, e trabalhos mostram que as crianças que forem amamentadas até os 6 meses, têm 3 a 4 vezes menos chances de serem internadas no primeiro ano de vida. Não se esqueça das consultas de puericultura (acompanhamento pediátrico) e nem das vacinas do seu filho. O seu investimento foi muito alto para ser arriscado por tão pouco.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O que devo fazer no comecinho do trabalho de parto?

Alterne entre caminhadas e um pouco de descanso, ou tome uma chuveirada morna para aliviar o desconforto. O descanso é bom para poupar o corpo do trabalho que o espera. Coma alguma coisa, pois no hospital você pode ser colocada em jejum.

É possível ter contrações e não estar em trabalho de parto?
Sim. Você pode estar com o chamado falso trabalho de parto se seu colo do útero não estiver dilatando (o médico pode confirmar isso com um exame), se as contrações forem irregulares e não forem ficando cada vez mais fortes ou se a dor que você sente na barriga ou nas costas melhorar logo, com um banho morno ou uma massagem.

Não é nada impossível ter contrações por três dias seguidos e mesmo assim não estar oficialmente em trabalho de parto. Se as contrações vierem em intervalos de cinco minutos, depois sete, depois oito, depois cinco, depois oito de novo, é provável que o corpo esteja só treinando. Arme-se de paciência e acompanhe as contrações, até elas pegarem ritmo e força.
Dá para saber se o trabalho de parto vai acontecer logo?
Às vezes. Embora você não saiba de nada, seu corpo começa a se preparar para o parto cerca de um mês antes de o bebê nascer. Quando o trabalho de parto de verdade começa, em muitas mulheres o colo do útero já tinha começado há tempos a dilatar e afinar.

Também são sinais da aproximação do trabalho de parto:

• O bebê encaixa (a barriga fica mais baixa)

• Aumento na secreção vaginal

• Aparecimento de um "sinal" (uma secreção mucosa amarronzada ou com traços de sangue)

• Contrações de treinamento mais frequentes e mais fáceis de notar

Como vou ter certeza de que o trabalho de parto começou?
O trabalho de parto é diferente de mulher para mulher, e é impossível determinar exatamente quando ele começa. Não é uma coisa repentina; são várias mudanças fisiológicas que acontecem ao mesmo tempo no seu corpo para fazer com que você dê à luz. Se você estiver mesmo em trabalho de parto, pelo menos uma das seguintes cinco coisas estarão presentes:

• Seu colo do útero ficará cada vez mais fino e macio (ou "apagado", como dizem os médicos) e dilatado -- até 10 centímetros. Isso é determinado pelo exame de toque feito pelo obstetra ou pela enfermeira.

• As contrações acontecem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, ficando mais intensas conforme o tempo passa.

• Você pode ter dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.

• Você pode notar uma secreção de muco amarronzada ou com traços de sangue, o chamado "sinal". Se seu tampão de muco, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode ser iminente -- ou pode demorar mais uns bons dias. De qualquer jeito, é uma indicação de que as coisas estão caminhando.

• Sua bolsa rompe. Mas você só estará em trabalho de parto se as contrações também estiverem presentes.

Será que está na hora?

Ainda está por descobrir o que desencadeia o trabalho do parto, a razão por que um bebé decide deixar a barriga da mãe naquele momento e não noutro. Sabe-se que várias substâncias estão envolvidas no processo (estrogéneos, progesterona, ocitocina, prostaglandinas), mas o modo como se conjugam para actuar é um mistério.



As prostaglandinas têm especial interferência no nascimento do bebé, pois fazem o útero contrair-se. De tal forma que alguns médicos usam-nas na forma sintética para induzir o parto. Estas substâncias são produzidas pelo organismo, mas a sua presença é até mil vezes mais concentrada no esperma. É por isso que ter relações sexuais nos tempos finais da gravidez pode adiantar a hora do parto. Mas esta velha técnica para acelerar o nascimento só funciona se outros factores também estiverem reunidos. Quais? Não se sabe ao certo.



Conclusão: é impossível determinar se o bebé está prestes a conhecer este mundo ou se ainda há tempo para fazer mais um casaquinho. Através do toque (um procedimento, supostamente indolor, que consiste na introdução de dois dedos na vagina para sentir o colo do útero), o médico poderá perceber se já há alguma dilatação, mas não consegue determinar quantos dias faltam para o grande momento.



TRABALHO DE PARTO EM CASA



Por muita ansiedade que todo este suspense possa provocar, é importante manter a calma quando achar que chegou a hora. O ideal seria passar a maior parte do trabalho de parto em casa, de preferência acompanhada. O marido é imprescindível, mas a presença de uma mulher com experiência pode dar uma confiança extra. Se estiver a ser acompanhada por uma doula terá esse apoio certamente. Caso contrário, a mãe ou uma amiga que já tenha passado pelo mesmo pode ajudá-la a viver este momento com tranquilidade a possível, pelo menos.



Em casa, poderá estar mais à vontade, na posição que quiser, com a sua roupa, num ambiente escolhido por si (pouca luz e música que lhe agrade, por exemplo). Quanto mais cedo for para o hospital, mais cedo perderá tudo isso. Muitas vezes, quando se chega à maternidade com pouca dilatação, o trabalho de parto pode até abrandar devido às mil exigências médicas que distraem o corpo e a mente da mulher do essencial.



No entanto, se se sentir muito ansiosa ou insegura não vale a pena insistir: a maternidade é o caminho. Na dúvida, telefone ao seu médico. Se estiver a falar ao telefone com um especialista enquanto tem uma contracção, de certeza que ele lhe saberá dizer em que fase do trabalho de parto está.



Prepare-se para ir para a maternidade nos próximos dias se:



Sentir o instinto do ninho: uns dias antes do parto, muitas mulheres sentem uma energia fora do normal para arrumar a casa. É uma reacção instintiva da mãe que quer preparar o «ninho» para a chegada do filho.



Perder peso: em geral, o aumento do peso abranda no último mês de gravidez. Quando o parto está próximo, há mulheres que perdem até um quilo.



As contracções de Braxton Hicks se intensificarem: estas contracções podem ocorrer a partir das 20 semanas de gravidez. São uma espécie de aperto no útero, que faz a barriga ficar dura, e servem para preparar o corpo para as verdadeiras contracções.



Perder o rolhão mucoso: esta funciona como uma tampa que sela o útero. Quando o útero começa a dilatar-se, a «tampa» solta-se. Isto tanto pode acontecer uma ou duas semanas antes do parto, como durante o próprio parto.



Tiver diarreia: algumas grávidas têm diarreia pouco antes de iniciarem o trabalho de parto. É uma forma de o organismo se ‘limpar’ para o parto.



A Lua Cheia estiver próxima: não há provas científicas, mas há provas empíricas de que nascem mais bebés em noite de Lua Cheia. Muitas enfermeiras-parteiras assim o comprovam. E se a Lua tem influência nas marés e na agricultura, também é lógico que tenha nas hormonas femininas.



Prepare-se para ir para a maternidade nas próximas horas se:



A bolsa de águas se romper: depois de rebentarem as águas, o trabalho de parto pode demorar 24 ou 48 horas, outras vezes pode demorar menos. O melhor é ficar em contacto com o seu médico. Mas não fique à espera que a bolsa rompa, pois só em 15 por cento dos casos o rompimento acontece antes do início de trabalho de parto.



Sentir contracções fortes e regulares: contracções regulares, mais prolongadas e mais dolorosas indicam que o parto está próximo. Quando as contracções atingirem a frequência regular de cinco em cinco minutos é o sinal «oficial» de que deve ir para o hospital (se for o primeiro filho, para os restantes é de 10 em 10). .

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

38 semanas de gravidez

Você está grávida de 38 semanas completas, ou seja, está na 39a semana.


Como seu bebê está crescendo

Seu filho está pronto para conhecer o mundo. Nesta fase, os bebês continuam acumulando gordura sob a pele para ajudar a controlar a temperatura do corpo do lado de fora da barriga. A maioria dos recém-nascidos vem ao mundo com entre 2,7 e 4,3 quilos, e os meninos tendem a ser ligeiramente mais gordinhos que as meninas.

Todos os órgãos do bebê estão desenvolvidos, embora os pulmões sejam os últimos a amadurecer totalmente
Como fica sua vida

É capaz que você esteja se sentindo enorme e desconfortável. Tente pegar leve -- talvez essa seja a última chance durante um bom tempo. Vá ao cinema, leia um livro que não tenha nada a ver com gravidez nem com bebês, vá ao cabeleireiro ou simplesmente fique ao lado de quem você mais gosta.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

37 semanas!!! Esta chegando!!!


- Minha barriga esta medindo 94 cm, estou bem e feliz..curtindo estas últimas semanas...logo logo você estará aqui com o papai e a mamãe...e seremos felizes juntos.

Bjinhus meu amor.
Mamãe.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

36 semanas de gravidez


Você está grávida de 36 semanas completas, ou seja, está na 37a semana (e no nono e último mês)
Como seu bebê está crescendo

Parabéns! Ao final desta semana, sua gravidez terá chegado ao "termo" -- nomenclatura usada pelos médicos para dizer que o bebê já está formado e pode nascer a qualquer momento, sem ser classificado como prematuro.

Cada bebê é único, mas em média uma criança com idade gestacional de 37 semanas nasce com 2,860 quilos.


1° Trimestre da Gravidez

1
Semana

2
Semana

3
Semana

4
Semana

5
Semana

6
Semana

7
Semana

8
Semana

9
Semana

10
Semana

11
Semana

12
Semana
2° Trimestre da Gravidez

13
Semana

14
Semana

15
Semana

16
Semana

17
Semana

18
Semana

19
Semana

20
Semana

21
Semana

22
Semana

23
Semana

24
Semana

25
Semana

26
Semana

27
Semana

28
Semana
3° Trimestre da Gravidez

29
Semana

30
Semana

31
Semana

32
Semana

33
Semana

34
Semana

35
Semana

36
Semana

37
Semana

38
Semana

39
Semana

40
Semana

domingo, 5 de setembro de 2010

8 Meses

FILHO AMADO,

Estaremos ligados para sempre no amor que nos une nessa vida. Esse amor que me faz leve. Impossível não pensar em você do momento que eu acordo até a hora de deitar-me. Porque você está em mim e faz parte de mim.

Te carrego dentro do eu mais profundo de mim e te darei à vida em algumas semanas. Até lá, seremos esses dois corações que precisam estar juntos para bater. Depois, o seu pulsará fora da mamãe e eu estarei ali, eternamente caminhando ao seu lado. Seja bem-vindo, luz da minha vida!


Meu bebê

Ainda que teus ouvidos não escutem minhas palavras,
Quero dizer-te que te amo.
Ainda que teus olhos não vejam meu olhar,
Eu te completo com ternura.
Ainda que tua pele não sinta minhas mãos,
Eu te acaricio com carinho,
Porque sei que teu coração acolhe as mensagens do meu.
Que vivas feliz esta primeira etapa de tua vida.
Enquanto espero o dia em que decidas nascer.
Eu estou te esperando com o meu primeiro abraço!

Mamãe





quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A DOR DO PARTO!


Hoje, em resposta a uma pessoa que disse que tem medo da dor do parto, redigi um texto sobre isso que quero compartilhar aqui com vocês.....
Deem suas opiniões!!


Você diz que o grande problema do PN é a dor, certo?


Uma dor que não é contínua (e sim cíclica, que vem em ondas, começa devagar, atinge um ápice e depois diminui desaparecendo até o próximo ciclo).
Uma dor que tem hora para começar e hora para acabar.
Uma dor que existe justamente para você saber que algo natural, normal e bonito está acontecendo com você e seu corpo (ou seja, não é uma dor "ruim", dor de doença, de patologia, que você não sabe quando irá acabar)
Uma dor que além de trazer consigo um bebê, te traz também muitas reflexões sobre o passado, presente e futuro. Uma dor que te faz crescer e nascer junto com seu bebê.
Uma dor forte, intensa sim.... como um grande abraço de despedida que seu corpo dá ao seu bebê, afinal depois de 9 meses juntos eles irão se separar para sempre.... e uma separação tão intensa como essa, realmente merece muitos abraços apertados.
Uma dor que te prepara para todo seu futuro, pois superando-a a sensação que fica é a de missão cumprida, de orgulho, de força, de bater no peito e dizer "pqp, eu sou foda mesmo!".... rs.... e acredite, depois disso a mulherada tem a sensação que elas podem tudooo!


Será que essa dor é tão ruim assim?????


Será que é preferível abdicar dessa dor natural para ter uma dor pós-operatória? Uma dor de tecido cortado, mutilado, costurado? Uma dor controlada com analgésicos (que passam para o leite!)? Uma dor que te faz ficar com gases, com medo de tossir, de andar, de erguer o corpo e que muitas vezes, dificulta os cuidados com seu próprio bebê? Uma dor que você não sabe quando vai acabar? E que pode vir acompanhada de várias outras coisinhas como infecção, ponto que abre, etc?

Será que é medo da dor ou medo de si mesma? Medo de seus instintos que você não conhece? Medo do comportamento que vai ter? Medo de gritar, de gemer, de estressar? Medo das dores emocionais que vai causar? Medo do que vão pensar? Ou é medo de falhar?

E porque tanto medo? Porque se importar tanto? Parto não é um momento de se conter, de se fechar e sim de abrir, de gemer, de gritar, de ser você mesma pura e simplesmente. Só você. E não há nenhum mal nisso!!!!


Sabe, minha intenção não é ser xiita, radical, pensar só em PN e blá blá blá..... E sim tentar fazer as mulheres olharem a situação sob outro ponto de vista!!


Nós oferecemos nosso corpo, nossa gestação, nosso parto, nosso filho para a Medicina. Não seria ela que teria que se oferecer para gente? Porque não confiamos mais em nós mesmas, em nosso corpo e nos processos fisiológicos que nos regem há milhares de anos? Porque preferimos aceitar as tecnologias que tentam simular a ação de Deus, que tentam consertar processos que não necessitam de consertos? E porque valorizamos tanto essas tecnologias?


Parir é um processo fisiológico! Como respirar, comer, andar, fazer cocô, fazer sexo............ porque não deixamos os outros interferirem nesses processos, mas deixamos que interfiram no nosso parir?


É realmente algo que temos que pensar!


A dor existe. É fato. Então, deixe ela vir. Consinta e sinta. Se abra. Relaxe! E deixe a natureza agir!!!!

Sinais de trabalho de parto.

Existem alguns sinais que vão indicar se você já está no trabalho de parto ou se ele está perto. São eles:
Expulsão do tampão mucoso
O colo do útero apresenta uma secreção mucosa, o tampão mucoso, que se parece com uma rolha. Tem a função de evitar que germes alcancem a bolsa na qual o bebê fica durante a gravidez. Próximo do parto, esse tampão sai do colo e é percebido como uma secreção mais espessa que pode vir acompanhada com sangue. Não é indicação de que você deva ir para o hospital, mas sim de que o trabalho de parto não vai demorar a começar. Relaxe e não se precipite. Se continuar na dúvida, ligue para o seu médico.
Contrações
São dores tipo cólica menstrual, que se iniciam nas costas e descem em direção à barriga, associadas a um certo endurecimento da barriga. As contrações começam bem leves e vão aumentando de intensidade, duração e frequência. No início, têm a duração média de 10 a 15 segundos ocorrendo a cada 20 a 30 minutos. Depois passam a durar cerca de 20 segundo, com intervalos de 10 a 15 minutos. É muito comum, ao se aproximar o parto, as contrações começarem e desaparecerem após certo tempo. O que importa é sua regularidade. Normalmente aparecem de madrugada e no final da tarde, desaparecendo após um período de repouso de lado.
Finalmente, quando temos uma a dus contrações a cada 5 a 10 minutos, é hora de ir para o hospital. Ligue para o seu médico.
Ruptura da bolsa d'água
O bebê fica dentro de uma bolsa d'água que o protege. Quando o parto está próximo é possível que se rompa e o líquido amniótico saia. Quando esse líquido sai, escorre em grande quantidade, podendo molhar o lençol, se você estiver deitada, ou então escorrer pelas pernas até o tornozelo. O líquido amniótico é claro e tem cheiro forte, lembrando água sanitária. Se isto acontecer, não se apavores. Você tem tempo suficiente parar arrumar suas coisas e as do bebê e ir para o hospital. Informe seu médico.
É muito comum, pelo fato de a barriga comprimir a bexiga, a perda espontânea de urina; e às vezes essa perda de urina é confundida com perda de líquido amniótico. Se você tiver dúvida, ligue para o seu médico e relate o que está acontecendo.
Sangramento
É comum, no final da gestação, quando o colo está se preparando para dilatar ou quando o tampão mucoso é liberado, que um pequeno sangramento suje sua calcinha.
Agora, se ocorrer sangramento parecido com sua menstruação - ou se esse sangramento vier acompanhado com dor forte-, você deve ir para o hospital e informar o médico imediatamente...