9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fotos estúdio 21.08.10






Papai Rô fez aniversário dia 25/08. Mamãe fez cartão/foto....
Amamos você papai...

Presentes para o Henry - Márcia cliente do Jornal


Desenvolvimento fetal - 35 semanas de gravidez

Seu bebê está pesando por volta de 2,4 quilos, com 45 centímetros de comprimento.

Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia.

Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.

O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pulseira para bebê também em Limeira

Projeto de lei apresentado anteontem na Câmara de Limeira prevê a obrigatoriedade de as maternidades da cidade disponibilizarem pulseiras com sensor eletrônico aos recém-nascidos. A iniciativa é do vereador Carlinhos Silva (PDT) e visa implantar nos hospitais um sistema de segurança informatizado. "O sequestro e a troca de bebês estão se tornando cada vez mais frequentes em nosso País", cita ele em sua justificativa. Em Limeira, não há conhecimento de registro deste tipo de ocorrência.

A proposta prevê uma série de medidas a serem implantadas nas maternidades. O sistema de segurança deve possuir, no mínimo, um computador para fazer o registro do nascimento, o número da pulseira do bebê e o nome da mãe. A pulseira ainda deve ser colocada na criança após o parto e os acessos do hospital devem ser providos de sensores que informem, de imediato, a saída não autorizada do recém-nascido. A ideia é que, constatada a irregularidade, seja acionado o alarme da pulseira.

Ainda de acordo com o projeto, o dispositivo eletrônico só poderá ser removido do bebê após alta médica e na presença dos pais ou responsáveis pela criança.
Se a lei for aprovada, são previstas multas para os hospitais que desrespeitarem a norma. A penalidade pode chegar a R$ 16,4 mil. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar. A proposta dá um prazo de 60 dias para que as unidades hospitalares se adequem às determinações. "Implantando o sistema proposto, isso impedirá a saída de crianças com pessoas não autorizadas e evitará a troca de bebês", diz.
O projeto seguiu para as comissões permanentes da Câmara, que emitirão pareceres sobre a legalidade da proposta.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

34 Semanas de gravidez



Seu bebê

Seu bebê parece estar revestido de uma camada de requeijão por estes dias. A substância branca e espessa que protege a pele do líquido amniótico é chamada de vernix caseoso. Quando ele nascer, você provavelmente verá algum resíduo de vernix em alguns lugares de difícil alcance como sob os braços, por trás das orelhas e em torno da vagina, se o bebê for ela... Outras notícias direto do útero esta semana:

O pêlo felpudo, lanugem, que cobriu o corpo de seu bebê por grande parte da sua estadia no útero está agora quase completamente desaparecido. Seu bebê começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico, ao invés de depender exclusivamente de anticorpos recebidos através da placenta. Isto virá em boa hora quando algum parente porcalhão vier pegar o bebê sem lavar as mãos primeiro.

Seu bebê está pesando 2,2 quilos, mais ou menos, e já passa dos 45 centímetros de comprimento.

O bebê está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer.

Muitas mulheres começam a perceber uma sensação de dor ou dormência nos quadris ao caminhar, que é causada pelo afrouxamento das articulações da região pélvica, que se prepara para o parto.

Se o desconforto for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico nas consultas, que agora começam a ser mais frequentes.

sábado, 21 de agosto de 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Obrigada, Senhor!!!

Nesse dia de hoje, Senhor
Venho agradecer-te por tudo o que me tem dado,
Por tudo o que representas para mim,
Por tudo o que tenho e que sou.

No dia de hoje, Senhor,
Eu agradeço pela CORAGEM que tu me deste para enfrentar o dia de hoje.
Agradeço pela FORÇA DE VONTADE com que me revestes a cada amanhecer.
Agradeço, Senhor por cada dia vivido, por cada lágrima chorada, por cada alegria sentida, por cada conquista, cada objetivo alcançado.

Agradeço, Senhor por tudo o que sou.
Dessa forma, agradeço a ti, ó Pai, por todas as coisas
que como eu são obras de tuas mãos divinas.

No dia de hoje, peço - te a paz para prosseguir.
Reveste - me com tua armadura para que eu possa vencer os embates do caminho.
Abre meus olhos para enxergar a verdade diante de mim.

Senhor, peço, acima de tudo, que não saias do meu lado.
Pois tudo o que tenho, sou e serei são apenas dádivas tuas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mí grávida de 8 meses!!!


O Uniforme novo do Jornal, adorei!!!!!!

Viver ou juntar dinheiro?

Viver ou juntar dinheiro (Max Gehringer)?


Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi certa vez. Abre aspas. Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária. É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida. Fecha aspas.

(Emprego de A a Z, Max Gehringer)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desenvolvimento fetal - 33 semanas de gravidez


Seu bebê chegou ao marco de 2 quilos, e mede por volta de 44 centímetros.

Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.

Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal.

A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem).

Pode ser que seus pés e suas mãos comecem a inchar, principalmente no fim do dia. A retenção de líquidos, também chamada de edema, costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço. Seu corpo -- e em especial os rins -- e seu bebê precisam de muito líquido, portanto beba bastante água.

Se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, não hesite em procurar o médico -- pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma perigosa elevação da pressão arterial à qual estão sujeitas as gestantes, às vezes até aquelas que sempre tiveram pressão baixa.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Papai viajando!



Esta semana papai ficou fora da cidade, viajando a trabalho, mas mamãe conversou com ele todos os dias e hoje ele voltará...Estamos com saudadessss...
As novidades são: O Henry vai ganhar mais 2 presentes..papai comprou um presente terça-feira (uma camisa social) e outro ontem (Um chinelinho), deu pra notar que não é só a mamãe que gasta né rss...papai participa disso tbem, hoje chegou o tapete do quarto, já tinha encomendado a uns 2 meses e até que enfim chegou, demorou...é lindo, só faltava ele para o quarto ficar completo.
A cada dia que passa minha barriga esta maior...o Henry esta mexendo mais, já consegui filmar algumas imagens e estão disponiveis na minha página do Youtube...

Beijo da Mamãe Mí e do Henry...

sábado, 7 de agosto de 2010

8º mês lunar 32ª semana - Faltam 54 dias.

Minha Gravidez Semana a Semana

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g.

O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.

Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.

O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo.

As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas.

A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.

Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.

Pediatra
Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.

Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.

Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia dos Pais 08.08.2010

Feliz Dia dos Pais ao mais bonito, mais charmoso e tolerante pai do mundo.




"A vida é uma jornada cheia de grandes experiências e momentos inesquecíveis. O dia dos Pais é um desses momentos que servem para reforçarmos nossos laços afetivos e somarmos felicidades a esse grande presente que é a família."

"Antes de sermos pais e mães, somos seres humanos, passíveis de falhas e erros.... então, a única coisa que podemos aconselhar aos nossos filhos, através de experiência já vivenciada, é como não repetirem os nossos erros."

Fotos Sítio Mí grávida de 7 meses / 8 meses





quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que levar para a maternidade

A mala para a maternidade deve estar pronta desde o 7° mês da gravidez.

A mala do bebê:


•4 macacão de recém-nascido
•4 conjuntos pagão com calça
•6 fraldas de pano
•1 escovinha macia para cabelos
•2 lençóis de bercinho
•1 creme para prevenção de assaduras
•1 pacote de fraldas descartáveis para recém-nascido
•1 manta
•Lembrancinhas
•Chupeta
•Enfeite para a porta do quarto
•Cadeirinha de bebê para o carro

A mala da mamãe

•3 jogos de camisolas que sejam práticas para a amamentação
•1 cinta pós-parto
•6 calcinhas
•1 chinelo de quarto
•1 pacote de absorvente próprio para o pós-parto
•3 sutiãs de amamentação
•Protetores de seios
•Itens de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas...
•1 roupa para a saída do hospital.
•Máquina fotográfica ou de filmar

Sintomas de gravidez

Com a gravidez, o corpo feminino sofre profundas alterações, mas são perfeitamente naturais e não costumam ter grandes consequências.

O aumento de peso é, provavelmente, o sintoma de gravidez menos desejado da gravidez, mas é também das mais naturais. O aumento de peso é progressivo,e é mais intenso durante o 3° trimestre de gestação .

Esse aumento de peso é distribuído pela placenta, líquido amniótico, bebê, retenção de líquidos, aumento do tecido adiposo e do volume do sangue. A variação seria em torno dos 12 aos 14Kg, números que podem variar de acordo com a constituição física de cada pessoa.

A grávida deve ter o cuidado de não aumentar excessivamente de peso. Para tanto, deve fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico .

Os seios também sofrem alterações provocadas pela gravidez. Eles aumentam de peso, ficam mais sensíveis e dolorosos. As auréolas que rodeiam os mamilos aumentam de tamanho e podem mudar de tonalidade: mais escuras nas morenas e rosadas nas mulheres de pele clara.

Durante a gravidez, os alguns hormônios aumentam a proteção da melanina, que é o pigmento que confere o tom da pele, por isto, podem aparecer manchas escuras no rosto, principalmente na testa, nariz e maças do rosto.

Nos seios, quadris e abdómen podem aparecer estrias. Nas pernas, podem aparecer varizes e alguns aglomerados de vaso sanguíneos que parecem tomar a forma de uma rosácea.

Quando não contém um feto, o útero apresenta o formato e tamanho de uma pêra invertida. Contudo, durante a gravidez, vai passar por muitas alterações. O útero vai aumentando de tamanho em função do crescimento e do desenvolvimento do feto. No final da gravidez o útero pode chegar até ao diafragma, o que poderá originar dificuldades respiratórias.

O funcionamento do coração também se altera durante a gravidez. Para que haja um volume suficiente de sangue para a mãe e seu bebê, o coração precisa realizar um esforço maior, o que torna seus batimentos cardíacos mais frequentes.

À medida que o bebê vai crescendo e aumentando de peso, o útero aumenta de tamanho e comprime as veias pélvicas, o que dificulta o retorno do sangue e origina as varizes. O abdómen materno aumenta de tamanho e peso, o que pode provocar dores na região lombar e cervical, especialmente a partir do 4º ou 5º mês de gestação.

O aparelho digestivo das mulheres grávidas sofrem com as náuseas, vômitos e azia, além das dificuldades de digestão no último trimestre.

GESTAÇÃO E QUEIXAS MAIS FREQÜENTES

A maioria das queixas apresentadas a seguir diminui ou desaparece sem o uso de medicamentos.

Os medicamentos devem ser evitados ao máximo.


Sialorréia - excesso de saliva

Muito comum no início da gestação, orienta-se deglutir a saliva e seguir mesmo tratamento indicado para náuseas e vômitos.

Hemorróidas

São comuns principalmente nos últimos três meses de gestação, após o parto e também em gestantes que já apresentavam o problema antes da gravidez.

As gestantes devem procurar manter o hábito intestinal regular (manter o intestino funcionando bem). Sempre que as fezes estiverem endurecidas, causando dificuldade para evacuar, as hemorróidas podem sangrar ou doer.

Dietas ricas em fibras e a ingestão de líquidos auxiliam o funcionamento dos intestinos.

Corrimento vaginal

O aumento do fluxo vaginal (leucorréia, corrimento) é comum em gestantes. O fluxo vaginal normal não causa coceira, mau cheiro, ardência ou dor nas relações.


Falta de ar - dispnéia - dificuldade para respirar

O aumento do útero e o aumento da freqüência respiratória da gestante podem ocasionar esses sintomas. Geralmente o repouso, deitada de lado, alivia a sensação de falta de ar. Se houverem outros sintomas associados (tosse, febre, inchaço) pode haver doença cardíaca ou respiratória associada.

Dor nas mamas

As mamas aumentam de volume durante a gestação o que freqüentemente causa dor.

A gestante deverá usar um sutiã com boa sustentação. O exame das mamas geralmente descarta problemas mamários mais graves.

Dor nas costas - dor lombar - dor articular

Durante a gestação as articulações ficam com maior mobilidade e isto freqüentemente ocasiona dores nas costas e em articulações como o joelho e o tornozelo.

As gestantes geralmente têm uma postura que provoca dores nas costas (aumento da lordose lombar - colocar a barriga para frente e o quadril para trás). O aumento excessivo de peso também aumenta a incidência de dores osteoarticulares.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão

AS QUATRO LEIS DA ESPIRITUALIDADE

AS QUATRO LEIS DA ESPIRITUALIDADE

Na Índia, são ensinadas as “quatro leis da espiritualidade”:

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa”.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido”.
Nada, nada absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro …”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo”.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina”.
Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado!

“Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação,
que é a companheira dileta do amor”.

Emmanuel /Chico Xavier

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Agosto = Mês do Aniversário do Papai Rogério e dia dos pais...

******A todos os papais FELIZ DIA DOS PAIS *****


Feliz dia dos pais para o papai do Rô e vovô do Henry e do Gabriel.






Feliz dia dos pais para o meu papai e vovô do Henry e do Rick...




Feliz primeiro dia dos pais!!!




Parabéns meu amor!


Hoje eu acordei muito mais cedo do que de costume, e olha que eu gosto muito de ficar dormindo, aqui onde eu estou é bem quentinho e confortável... e isso me dá um soninho... Eu fico quietinho o dia todo, não dou trabalho, nem sei como a mamãe desconfiou... Então, ela levantou, foi para o trabalho e ficou andando de um lado para o outro...aguardou horas, Eu ainda tava com soninho, mas com ela andando assim, não tinha como dormir... Quando eu estava quase dormindo, o coração dela disparou e batia tão forte! Nossa! Eu não entendi muito bem, mas parece que ela estava dizendo: Positivo! Positivo! Ela ficou em silêncio falando com Papai do Céu e depois ficou pulando e dando risada... Que será que deixou ela assim tão feliz, hein? Rôzinho, tome conta da mamãe porque ela vai ser o meu hotelzinho por mais uns meses, até eu poder ver você, escutar a sua voz e poder dizer que você é o meu herói! Vou ficando por aqui... Fica com Deus e eu te amo muito, papai! Seu bebê.

Oração da gestante!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Senhor, um sonho grávido revelou-me a realização de desejo íntimo: ser mãe. Pulsa no âmago do meu ser a semente vital, um broto inquieto que já brinca em meu ventre, transformando-o em um mundo maravilhoso. Fico imaginando, ó Deus, a emoção que sentirei ao dar à luz esta criança e alimentá-la com meu leite, dar-lhe banho, trocar-lhe as fraudas, acalentá-la e ensiná-la a dar os primeiros passos. Sei que a vocação materna impõe constante dedicação, responsabilidade e amos, por isso, aceito este sublime período de gestação, com muita esperança e alegria. Dá-me energia para estar em paz comigo mesma. Abençoa todas as gestantes e as mulheres que sonham, um dia, ser mães. Eu te ofereço este novo ser que vive em mim e que em breve irá me chamar carinhosamente de mãe. Peço-te, Senhor, que os abençoe.

Desenvolvimento fetal - 31 semanas de gravidez


Os braços, as pernas e o corpo todo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo -- e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros.

Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer.

Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos

Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso.

domingo, 1 de agosto de 2010