9 Meses de sonho!

9 Meses de sonho!
9 Meses de sonho!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

De 30 a 40 semanas de Gestação;

Semana 30 da Gravidez

O seu comprimento é de mais ou menos 37,5 centímetros e o seu peso é de 1.360 gramas aproximadamente. O lanugo começa a desaparecer. O bebê já abre e fecha os olhos.

As unhas dos pés continuam a crescer. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos do sangue. A grande maioria dos bebês adopta a posição cefálica por volta desta semana, ou seja, coloca-se de cabeça para baixo, e assim permanecerá até ao momento do parto.

Claro que existem alguns mais rebeldes que não o fazem, e decidem que é muito mais cómodo esperar sentado.

Semana 31 da Gravidez
Já pode pesar 1.500 gramas e medir mais de 38 centímetros. Como cada vez existe mais gordura por debaixo, a pele deixa de ser tão avermelhada e passa a ficar mais rosadinha.

As unhas das mãos cresceram tanto que chegam até a borda dos dedos. Os cabelos também continuam a crescer.

Semana 32 da Gravidez
Agora o feto pesa cerca de 1.800 gramas e mede 40 centímetros ou mais. Os cinco sentidos já funcionam bem. Se fizéssemos uma ultrasonografia talvez pudéssemos vê-lo enquanto chupa o dedo. Ah!, e também tem soluços.

Depois da semana 32, o bebê começa a fabricar surfactantes, uma substância que ajuda à maturação pulmonar, indispensável para a sobrevivência.

Semana 33 da Gravidez
A pele já está rosadinha. É a semana em que há maior quantidade de líquido amniótico em toda a gravidez. A cabeça cresce um centímetro devido a que o cérebro aumentou de volume.

Semana 34 da Gravidez
O peso médio é de 2 quilos, e a medida é de 42 centímetros. Quando está acordado tem os olhos abertos, e fecha-os enquanto está a dormir. As unhas das mãos estão muito compridas e afiadas.

Semana 35 da Gravidez
Pesa 2.100 gramas e mede mais ou menos 45 centímetros. Cada vez tem menos espaço para movimentar-se. Nos meninos, é altura para os testículos descerem.

Semana 36 da Gravidez
Por volta desta semana os bebês começam a crescer a um ritmo diferente, e à medida que se aproxima a semana 40, as diferenças acentuam-se. Em média, costumam pesar cerca de 2.450 gramas e medir 46,5 centímetros. Estão muito mais gordinhos.

Semana 37 da Gravidez
A maioria dos bebês pesa à volta de 2.900 gramas e mede 49 centímetros. Quando existe luz forte, volta o rosto. Começa a treinar alguns movimentos respiratórios.

Semana 38 da Gravidez
Nesta semana, o bebê aumenta cerca de 30 gramas por dia, o que significa que ao fim destes sete dias pode pesar 3.100 gramas.

Semana 39 da Gravidez
Está pronto para sair! Os pulmões continuam a amadurecer e preparam-se para a respiração. O bebê está cada dia maior (pesa 3.200 gramas) e o espaço começa a ficar escasso: quase não tem lugar para movimentar-se.

Semana 40 da Gravidez
Em teoria, nesta semana a gravidez chega ao fim. O peso médio é de 3.450 gramas e a altura, 50 centímetros. A substância esbranquiçada que reveste o corpo do bebê já desapareceu quase completamente, embora uma parte permaneça. O mesmo acontece com o lanugo, essa penugem fina que reveste o corpo do bebê.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Gravidez 30 semanas.

Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão praticamente prontos. O crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas (ele mede cerca de 40 centímetros agora), mas ele continuará engordando até nascer.

Esta semana, seu bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se você acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho. Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto.

Mas não ache que seu bebê terá uma visão perfeita assim que nascer -- recém-nascidos só enxergam bem a uma distância de entre 20 e 30 centímetros. (Mesmo as crianças de visão normal só enxergam com 100 por cento da visão entre os 7 e os 9 anos de idade.) Para arrematar o olhar, seu bebê já tem sobrancelhas e cílios.

O bebê está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero.

Não se assuste se ficar com falta de ar; é só seu útero pressionando o diafragma. Mas há uma luz no fim do túnel. Por volta de 34 semanas de gravidez (ou logo antes do parto, se esta for sua segunda ou terceira gravidez), a cabeça do bebê vai encaixar no seu quadril, nos preparativos para o parto. Quando isso acontecer, vai ficar bem mais fácil respirar.

É bom saber...
A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos para a sua alimentação e não desista nem se canse de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (aprox. 200 mg é depositado no esqueleto de seu bebê à cada dia) formam a sua lista de prioridades. Durante o terceiro trimestre é quando o esqueleto do bebê se modifica e seus ossos tornam-se mais duros e o cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.

sábado, 24 de julho de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Frase do dia:


Mesmo que seja um sonho, mesmo que seja uma ilusão, se existe dentro de você, é porque é para você.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Existem alimentos que alteram o sabor do leite ou fazem mal ao bebé?

Hoje em dia não existem alimentos proibidos para a mulher durante o período da amamentação, embora saibamos que alguns bebés podem reagir a alguma coisa que a mãe tenha comido. Em cada cultura ou país existem opiniões diferentes acerca de determinados alimentos que podem causar transtornos no bebé, como gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, ou recusa ao leite. No entanto, é importante ter em mente que, quando a mãe pensa que um certo alimento pode causar problemas, é possível que tenha a tendência de atribuir a esse alimento qualquer problema que surja. Mas é impossível saber previamente quais bebés irão reagir e a que alimentos. Ainda que se tenha o conhecimento de uma série de alimentos que podem "afectar" o leite materno causando reacções nos bebés, o método de "tentativa e erro" pode ser o seu melhor guia, uma vez que estas reacções variam muito de bebé para bebé.







O quadro abaixo fornece uma lista dos principais alimentos responsáveis por reacções nos bebés quando ingeridos pelas mães durante o período de amamentação, bem como soluções para o controlo do problema. Pode ser um bom começo observar a reacção do seu bebé a estes alimentos. Assim, além de evitar que ele passe por situações desagradáveis, passará a conhecê-lo ainda mais. Para isso, tenha o cuidado de não ingerir vários destes alimentos na mesma refeição ou em refeições muito próximas.

Os brócolos, as couves, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas, além dos pimentos, pepino e nabo, apesar de muito ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto (formação de gases) e irritação, que normalmente duram até 24 horas, no bebé.

Esteja atenta aos sinais que o bebé pode apresentar durante a mamada (rejeição ao leite) e após a mesma (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir) se ingeriu um destes alimentos. Se estes sinais forem evidentes, procure primeiro reduzir a frequência de consumo e as quantidades ingeridas. Se o problema persistir, deixe de consumir o referido alimento pelo menos nos primeiros meses de amamentação, quando o seu bebé ainda está mais sensível. Depois volte a introduzi-lo em pequenas quantidades para testar a reacção do seu bebé.

Os espargos, a cebola e o alho podem, igualmente, alterar o sabor do leite.

Muitos bebés até gostam, mas é prudente não exagerar e observar a reação do seu.

O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reacções alérgicas no bebé. É mais provável que isso ocorra se houver história de alergia ao leite e derivados na família.Os sintomas podem aparecer, desde minutos, até horas após a mamada, e vão, desde diarreia, irritações de pele, desconforto e gases, à coriza (nariz a escorrer), tosse, pieira e congestão nasal.

Se suspeitar deste facto, corte todos os lacticínios da sua alimentação por duas semanas para ver se o bebé melhora a sua condição. Esteja atenta também a todos os alimentos que contenham lacticínios. Volte a ingerí-los gradativamente após duas semanas. Se o bebé piorar novamente, converse com um profissional da equipa de saúde (médico ou enfermeiro) o mais rápido possível para verificar a necessidade de eliminar ou substituir este grupo de alimentos na dieta e talvez fazer uma suplementação de Cálcio. Os produtos à base de soja (leite de soja e tofú) podem ser uma opção. Mas também é necessário observar a reacção do bebé a estes produtos. As hortícolas, como o agrião, os brócolos, a couve galega, a couve lombarda, a couve branca, a couve portuguesa, a couve roxa e os grelos, a sardinha e as amêndoas são também boas fontes de cálcio.

O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebé.

Modere o consumo de chocolate. O consumo de chocolate deve ser ocasional e moderado para todas as pessoas e a lactante não é uma excepção. Se notar que o seu filho é sensível, deixe de consumir chocolate enquanto estiver a amamentar.


Os citrinos (laranja, toranja, limão, tangerina), os morangos e o kiwi podem causar algum tipo de reacção no bebé. Os sintomas mais comuns são: desconforto, vómito, diarreia, ressecamento e vermelhidão na pele e coriza (nariz a escorrer).


Se estes sinais forem evidentes, retire alguns alimentos suspeitos da sua alimentação por uma semana e reintroduza-os um a um até descobrir o culpado, que pode ter que ser eliminado da sua dieta.

As leguminosas (feijões, grãos, favas e lentilhas), apesar de muito ricas nutricionalmente, podem causar desconforto (formação de gases) no bebé.


Esteja atenta aos sinais que o bebé pode apresentar após a mamada (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir) se ingeriu leguminosas. Se estes sinais forem evidentes, primeiro varie a qualidade, reduza a quantidade e fraccione entre as refeições o consumo dos alimentos deste grupo. Se não houver resultados positivos, pode ser necessário deixar de consumí-los.

Qualquer alimento que manifeste alergia em si, no pai ou em parentes próximos do bebé pode causar alergia também ao bebé. Os alimentos que mais frequentemente causam alergia são: o leite e os seus derivados, o trigo, os citrinos (laranja, toranja, limão, tangerina), o milho, os frutos secos oleaginosos (nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, etc) e os mariscos. As reacções alérgicas no bebé variam entre diarreia, irritações de pele, desconforto e gases, coriza (nariz a escorrer), olhos a lacrimejar, vermelhidão na pele e eczemas, choro freqüente e dificuldades em dormir.

Evite todos os alimentos que causem alergia em si e no pai do bebé e esteja atenta à reacção do bebé a alimentos que causem alergia em parentes próximos do bebé. No caso destas reacções serem evidentes, corte o consumo dos referidos alimentos e converse com o seu médico a respeito do assunto, principalmente quando se tratar do leite e derivados e do trigo, uma vez que podem ser necessárias suplementações e orientações mais precisas.

Mas, atenção! Não faça nenhum tipo de restrição na sua dieta sem antes ter a certeza de que os alimentos estão realmente a fazer mal ao bebé. O mais prudente é conversar com o seu médico ou enfermeiro de referência.

Um homem também «engravida»


Hoje em dia considera-se que o papel do pai é tão importante como o da mãe na relação com o bebé, logo desde o nascimento e até durante a gravidez!

Mas nem sempre assim foi ?

Sabia que:
Só há cerca de 300 anos se começou a valorizar os laços emocionais entre os membros de uma família?
Há cerca de 200 anos a evolução económica e industrial nas sociedades ocidentais contribuiu para um afastamento entre pais e filhos e ocorreu um grande número de separações?
Só há cerca de 100/150 anos, com as primeiras escolas, se começou a dar importância à criança e ao seu desenvolvimento?
Só de há 100 anos para cá os homens começaram a investir mais nas relações afectivas com as esposas e com os filhos? E que esse investimento foi abalado pela II Grande Guerra Mundial?
Só a partir do pós-guerra se começaram a realizar estudos sobre o desenvolvimento emocional das crianças e da relação com os pais?
Só a partir dos anos 60/70 os pais começaram a ter um papel mais activo na vida familiar e na educação dos filhos?
Só a partir dos anos 90 os pais começaram a poder assistir ao parto dos seus filhos em Portugal?
Só muito recentemente em Portugal pais têm por lei, a possibilidade de usufruir de licença de paternidade, bem como de assistência à família quando têm um filho a necessitar de cuidados?

Pois é, só nos dias de hoje se fala da importância do pai e do seu papel. Só muito recentemente os chamados ?cuidados maternos?, deixaram de ser um domínio exclusivo das mães. Assim, algumas áreas do conhecimento, admitem hoje a existência de uma vivência entre pai e bebé mais precoce do que antes se pensava, bem como se reconhece o impacto que a gravidez e o nascimento de um filho têm na vida de um homem! Podemos dizer que um homem não engravida com a barriga, como as mulheres, mas engravida com a cabeça e com o coração, e isso acontece a partir do momento em que um homem deseja e pensa ter um filho.

A importância da relação pai-filho

Uma vez que a relação pai-filho é diferente da relação mãe-filho, ela é muito importante, tanto para os rapazes, quanto para as raparigas. É frequente que um pai estabeleça laços especiais com o seu filho a brincar com ele. Estes laços tornar-se-ão mais significativos com o passar do tempo. Um pai representa um modelo que é diferente daquele representado pela mãe. Ele gosta de brincar activamente com o seu filho, normalmente é mais severo e, frequentemente, é mais inclinado a encorajar a criança a explorar o seu ambiente e buscar a sua independência.


Tornar-se pai
Tornar-se pai: um novo papel
Os pais não nascem pais, tornam-se pais. Preparar-se, desde a concepção, para desempenhar este excitante papel significa ter uma oportunidade de embarcar numa gratificante aventura, um segredo que um crescente número de pais, realizados com o seu papel, gostaria de partilhar com seus semelhantes.

Numa sociedade onde, há não muito tempo atrás, os pais eram quase sempre relegados ao simples papel de provedores, outros modelos de paternidade tinham que ser inventados. Portanto, assuma o seu posto enquanto presença importante e única na vida do seu filho e crie o seu próprio papel de pai! As informações que vai encontar aqui, em outros sítios, livros e revistas, ou na troca com outros pais, famílias e profissionais de diversas áreas que vão passar a fazer parte da sua vida em função do seu filho podem ser bastante relevantes para que descubra os caminhos a seguir no desempenho e na construção deste novo papel.
Comprometer-se e dedicar-se ao seu recém-nascido o mais cedo possível torna mais fácil o estabelecimento de um forte e importante laço entre vocês. Foi isso o que fez quando, durante nove meses, esteve a preparar a chegada do seu bebé e teve a oportunidade de acompanhar a gravidez através das ecografias, do curso de preparação para o nascimento que fez com a sua parceira e a sentir os movimentos do bebé dentro da barriga da mãe.

Mas hoje a sua vida está completamente mudada. A sua rotina e a sua casa estão viradas do avesso, a sua parceira está exausta, e a sua vida conjugal parece ter esvanecido. Em resumo, já não existe um ponto de referência.



Não entre em pânico! Assim como tantos outros pais antes de si, vai adaptar-se a esta vida nova e aparentemente desestabilizadora. Algumas atitudes podem ser úteis:

Reconheça as suas emoções - O nascimento de uma criança pode fazer florescer uma série de emoções. O primeiro passo é reconhecê-las. Alguns homens querem fugir: absorvem-se com o trabalho, com o desporto ou com algum projecto novo. O desejo de escapar muitas vezes mascara o medo de assumir um compromisso. Pode ser difícil reconhecer e compreender as suas emoções, mas é essencial que o faça e que as expresse e comunique de uma forma saudável. Isso permitirá que continue o seu processo de adaptação ao papel de pai.
Participe dos cuidados do vosso bebé - Não existe uma fórmula fácil para tornar-se um pai perfeito. Participar nos cuidados diários do seu bebé fará com que se torne a cada dia mais confiante. Vai conseguir descobrir as suas próprias formas de fazer as coisas, que podem ser diferentes das da sua parceira. O mais importante é que ambos acreditem em valores partilhados e nos resultados esperados. Algumas mulheres podem ter dificuldade em partilhar as responsabilidades acerca do bebé. Pode ser necessário manifestar o seu desejo e conversar com ela sobre os benefícios que esta partilha poderá trazer para toda a família.
Mantenham a vossa intimidade enquanto casal - Logo após o nascimento do bebé, os pais, às vezes, têm a impressão de que estarão sempre naquela correria e que não conseguirão tão cedo nem partilhar uma refeição. A identidade do casal parece estar destruida. Não se preocupe: as coisas ficarão mais fáceis quando cada um de vocês tiver estabelecido uma rotina. Planeie momentos de descanso a dois. Procure compreender o que acontece com a sua perceira durante o período do pós-parto. Quando ambos estiverem adaptados aos seus novos papéis, o desejo de intimidade retornará, ainda que isso possa ocorrer em momentos diferentes.
Aceite ajuda da família e dos amigos - O suporte da família e dos amigos pode ser valioso durante este período de adaptação. Aceite as suas ofertas de ajuda e delegue tarefas domésticas e o preparo de refeições, por exemplo. No entanto, tenha a ceteza de preservar a rotina que necessita para familiarizar-se com as suas novas responsabilidades. É muito importante não se deixar oprimir e protejer a intimidade do casal e da família.
Conselhos de pai para pai:
Adopte procedimentos claros para fazerem coisas enquanto casal;
Definam as tarefas de cada um;
Manifeste o seu desejo de cuidar do bebé;
Lembre-se sempre de se dar uma chance para: aprender; crescer enquanto pai; assumir o seu papel enquanto pai (diferente da mãe);
Quando a sua rotina voltar ao normal, reserve momentos agradáveis com a sua mulher, com o seu bebé, e também para si próprio.


A importância da relação pai-filho
Uma vez que a relação pai-filho é diferente da relação mãe-filho, ela é muito importante, tanto para os rapazes, quanto para as raparigas. É frequente que um pai estabeleça laços especiais com o seu filho a brincar com ele. Estes laços tornar-se-ão mais significativos com o passar do tempo. Um pai representa um modelo que é diferente daquele representado pela mãe. Ele gosta de brincar activamente com o seu filho, normalmente é mais severo e, frequentemente, é mais inclinado a encorajar a criança a explorar o seu ambiente e buscar a sua independência.



Não há dúvidas de que a qualidade da relação pai-filho afecta a interacção entre a criança e outras crianças e adultos.

No entanto, pai e mãe devem concordar com as regras familiares e suas aplicações. A disciplina imposta com uma abordagem harmoniosa será muito valiosa no futuro. É muito mais fácil ser pai/mãe quando se pode contar com o/a parceiro/a. Será também muito mais enriquecedor para a família.

Tornar-se pai: um novo papel

Os pais não nascem pais, tornam-se pais. Preparar-se, desde a concepção, para desempenhar este excitante papel significa ter uma oportunidade de embarcar numa gratificante aventura, um segredo que um crescente número de pais, realizados com o seu papel, gostaria de partilhar com seus semelhantes.

Numa sociedade onde, há não muito tempo atrás, os pais eram quase sempre relegados ao simples papel de provedores, outros modelos de paternidade tinham que ser inventados. Portanto, assuma o seu posto enquanto presença importante e única na vida do seu filho e crie o seu próprio papel de pai! As informações que vai encontar aqui, em outros sítios, livros e revistas, ou na troca com outros pais, famílias e profissionais de diversas áreas que vão passar a fazer parte da sua vida em função do seu filho podem ser bastante relevantes para que descubra os caminhos a seguir no desempenho e na construção deste novo papel.
Comprometer-se e dedicar-se ao seu recém-nascido o mais cedo possível torna mais fácil o estabelecimento de um forte e importante laço entre vocês. Foi isso o que fez quando, durante nove meses, esteve a preparar a chegada do seu bebé e teve a oportunidade de acompanhar a gravidez através das ecografias, do curso de preparação para o nascimento que fez com a sua parceira e a sentir os movimentos do bebé dentro da barriga da mãe.

Mas hoje a sua vida está completamente mudada. A sua rotina e a sua casa estão viradas do avesso, a sua parceira está exausta, e a sua vida conjugal parece ter esvanecido. Em resumo, já não existe um ponto de referência.



Não entre em pânico! Assim como tantos outros pais antes de si, vai adaptar-se a esta vida nova e aparentemente desestabilizadora. Algumas atitudes podem ser úteis:

Reconheça as suas emoções - O nascimento de uma criança pode fazer florescer uma série de emoções. O primeiro passo é reconhecê-las. Alguns homens querem fugir: absorvem-se com o trabalho, com o desporto ou com algum projecto novo. O desejo de escapar muitas vezes mascara o medo de assumir um compromisso. Pode ser difícil reconhecer e compreender as suas emoções, mas é essencial que o faça e que as expresse e comunique de uma forma saudável. Isso permitirá que continue o seu processo de adaptação ao papel de pai.
Participe dos cuidados do vosso bebé - Não existe uma fórmula fácil para tornar-se um pai perfeito. Participar nos cuidados diários do seu bebé fará com que se torne a cada dia mais confiante. Vai conseguir descobrir as suas próprias formas de fazer as coisas, que podem ser diferentes das da sua parceira. O mais importante é que ambos acreditem em valores partilhados e nos resultados esperados. Algumas mulheres podem ter dificuldade em partilhar as responsabilidades acerca do bebé. Pode ser necessário manifestar o seu desejo e conversar com ela sobre os benefícios que esta partilha poderá trazer para toda a família.
Mantenham a vossa intimidade enquanto casal - Logo após o nascimento do bebé, os pais, às vezes, têm a impressão de que estarão sempre naquela correria e que não conseguirão tão cedo nem partilhar uma refeição. A identidade do casal parece estar destruida. Não se preocupe: as coisas ficarão mais fáceis quando cada um de vocês tiver estabelecido uma rotina. Planeie momentos de descanso a dois. Procure compreender o que acontece com a sua perceira durante o período do pós-parto. Quando ambos estiverem adaptados aos seus novos papéis, o desejo de intimidade retornará, ainda que isso possa ocorrer em momentos diferentes.
Aceite ajuda da família e dos amigos - O suporte da família e dos amigos pode ser valioso durante este período de adaptação. Aceite as suas ofertas de ajuda e delegue tarefas domésticas e o preparo de refeições, por exemplo. No entanto, tenha a ceteza de preservar a rotina que necessita para familiarizar-se com as suas novas responsabilidades. É muito importante não se deixar oprimir e protejer a intimidade do casal e da família.
Conselhos de pai para pai:
Adopte procedimentos claros para fazerem coisas enquanto casal;
Definam as tarefas de cada um;
Manifeste o seu desejo de cuidar do bebé;
Lembre-se sempre de se dar uma chance para: aprender; crescer enquanto pai; assumir o seu papel enquanto pai (diferente da mãe);
Quando a sua rotina voltar ao normal, reserve momentos agradáveis com a sua mulher, com o seu bebé, e também para si próprio.

Logo após o parto


As recomendações actuais apontam no sentido do início o mais precoce possível do aleitamento materno. A Organização Mundial de Saúde aconselha que o bebé seja colocado ao peito na primeira meia hora de vida.
O contacto precoce, pele com pele, logo após o nascimento permite acalmar o bebé, estabilizar a respiração e mantê-lo quente. O bebé não é separado da mãe, sendo colocado em cima do seu corpo, sem roupa (apenas com uma fralda), e é-lhe dado tempo, o que permite que se movimente na direcção da mama da mãe, procure a aréola e inicie espontaneamente uma mamada.

O início precoce da amamentação é benéfico para o bebé, para a mãe e para o estabelecimento com sucesso do aleitamento materno, ajuda a mãe a ter mais confiança para dar de mamar, o bebé recebe os benefícios imunológicos do colostro e a sua digestão e função intestinal são estimuladas. Mamar adequadamente nesta altura ajuda a diminuir as dificuldades futuras e torna a amamentação mais fácil. O relacionamento e o contacto da mãe com o filho são facilitados.

Se, pelo contrário, o bebé não for colocado ao peito logo após o nascimento, acaba por adormecer, dificultando o estabelecimento com sucesso do aleitamento materno. Nas primeiras duas horas de vida existe um estado de alerta, em que o bebé fica desperto, calmo, de olhos abertos, atento aos sons e movimentos sendo o período em que o instinto de mamar é mais forte.

A quantidade de leite que o bebé mama é pequena. Este leite é um líquido espesso, amarelado ou alaranjado, chamado colostro, rico em factores protectores de infecções, contendo todos os nutrientes necessários, e que também é melhor para o intestino e para o estômago do bebé (o bebé faz cocó com mais facilidade).

É importante aprender a reconhecer o comportamento do bebé, particularmente os sinais de fome, e amamentar quando ele o solicitar. Ao dar de mamar deve sentir-se confortável e, se tal for necessário, deve pedir ajuda. Dê de mamar sem restrições do número e da quantidade de mamadas. Não se preocupe com horários e amamente quando o bebé mostrar vontade de o fazer.

Em raras situações os bebés não querem ou não conseguem mamar. Se o seu bebé não procura, não pega ou não suga na primeira hora de vida, pode fazer o seguinte:
Retirar um pouco de colostro e colocar na sua boca ?para provar?
Estimular suavemente o bebé, tocando nos seus pés e barriga, para o acordar
Dar um dedo para ele mamar
Se mesmo assim não for possível, deve extrair o colostro e oferecê-lo ao bebé até este pegar e mamar bem.

Se não conseguir dar de mamar logo após o parto não quer dizer que não o consiga vir a fazer, só que é provável que venha a encontrar maiores dificuldades.


As primeiras 24 horas

No primeiro dia a quantidade de colostro que o seu bebé mama é muito pequena, mas tem tudo o que o bebé precisa. Deve amamentar sem restrição, de dia e de noite, já que este é um factor importante no estabelecimento do aleitamento materno com sucesso. Nas primeiras semanas a produção de prolactina é estimulada pelo aleitamento sem restrições e resulta numa melhor produção de leite. Observe o comportamento do seu bebé e dê de mamar quando ele pedir, pois ele mamará em função das suas necessidades.

É normal os bebés perderem peso nos primeiros dias de vida, não significando qualquer problema com a amamentação. A recuperação do peso de nascimento será feita até aos 10-15 dias de vida.

Deverá deixar mamar até ao fim na primeira mama antes de oferecer a segunda. Ambas as mamas deverão ser oferecidas em cada mamada, e o bebé mamará, ou não, na segunda, em função do seu apetite.

Com um posicionamento correcto do bebé e amamentação sem restrições, as mamas não ficarão duras e tensas (ingurgitadas), ou ficarão apenas por um pequeno período, o que evitará desconforto ou dificuldades acrescidas de pega. Se os seios ficarem duros ou inflamados, extraia um pouco de leite, manualmente ou com bomba, antes do bebé mamar, para tornar mais mole a área à volta do mamilo. Entre as mamadas, compressas com gelo ajudam a aliviar e reduzir a inflamação.

Amamentar não deve doer. Se doer peça ajuda a uma pessoa experiente para tentar perceber o que poderá não estar bem.

Os bebés são todos diferentes e apresentam comportamentos diferentes. Alguns mamam pouco desde o início: após o seu estado de alerta nas primeiras horas de vida, caem num período de sonolência prolongada, mamando pouco nas primeiras 24 horas. Embora não se saiba bem porque isto acontece, é um comportamento completamente normal, não devendo criar preocupação. Se o bebé já tiver mamado pelo menos uma vez, não existe qualquer perigo por estar várias horas sem mamar, não havendo necessidade de acordar o bebé durante a noite.

Após este período, a maior parte dos bebés recupera deste estado inicial de sonolência e quererá mamar muitas vezes por dia até à descida do leite. Isto, embora possa ser cansativo, é completamente normal e significa apenas, desde que não haja uma má pega, que o bebé está a estimular a produção de leite para as suas necessidades e, desta forma, a diminuir a probabilidade de ingurgitamento.
Recorde que o aleitamento materno se aprende e que tem que dar tempo para que você e o seu bebé o façam.

Os primeiros dias do bebê em casa

As dúvidas e os problemas

Voltar para casa com um novo membro da família é um acontecimento marcante e extraordinário. Mas pode ser, também, o início de um período de dificuldades, cansaço e por vezes angústias. Este regresso a casa, após a permanência na maternidade, é feito cada vez mais cedo, sendo, na maioria dos hospitais, entre os 2 e 4 dias após o nascimento, dependendo do tipo de parto.

A situação é mais complicada porque existe pouca ajuda, e poderão ocorrer momentos em que se sente abandonada e só. São raras as visitas domiciliárias por profissionais de saúde, como em alguns países, os familiares estão longe ou pouco motivados para o aleitamento materno, praticamente não existem grupos de apoio.

Este é o período em que se verificam os maiores desafios para o estabelecimento do aleitamento materno com sucesso, durante o qual se pode confrontar com diversas dúvidas e encontrar alguns dos problemas mais complicados de ultrapassar.

Aqui falaremos de alguns aspectos particulares, não esquecendo que em outros locais deste sítio encontra resposta para algumas das questões mais importantes deste período tão complicado para algumas mães.

Para poder evitar e ultrapassar alguns dos problemas que, com alguma frequência, ocorrem nesta fase, deverá, ao sair da maternidade:
saber a quem recorrer em caso de necessitar de ajuda;
assegurar apoio e ajuda por parte dos familiares para se concentrar na amamentação e ter tempo para descansar;
estar confiante de que é capaz de amamentar o seu filho;
conhecer as posições em que pode dar de mamar;
ser capaz de posicionar o bebé e ajudar a fazer a pega;
saber como tirar leite.

Deverá, ainda:
amamentar a pedido, frequentemente, sem horários, sem limitações de tempo (mas pelo menos 8-10 vezes/dia);
não dar outro tipo de leites ou líquidos;
não usar biberões ou chupetas;
assegurar uma consulta no médico para o seu filho 4 a 5 dias após a alta do hospital.


Os primeiros dias em casa
Acabou de ter um filho e está muito motivada para dar de mamar. Isso não quer dizer que não se vá deparar com problemas mais ou menos importantes, mais ou menos fáceis de resolver. Vai precisar de uma grande disponibilidade para si e para o seu bebé, assim como vai precisar de tempo para amamentar frequentemente e, por vezes, demoradamente.

Procure ter poucas visitas e descansar adequadamente, mesmo que para isso algumas tarefas não sejam realizadas. Uma boa estratégia consiste em dormir sempre que o bebé o faça, porque para ele não existe diferença entre dia e noite e vai querer mamar a qualquer hora. Coloque o berço ao seu lado no quarto, de forma a conseguir confortar e tratar do bebé sem ter que se deslocar.

A subida do leite acontece, na maioria das mães, por volta das 48 horas, mas pode acontecer alguns dias mais tarde. Este atraso na subida do leite pode dar-lhe a noção de que não tem leite e a tentação de recorrer a leites artificiais. Evite os biberões e procure dar de mamar frequentemente, acordando o bebé de vez em quando se este se mostrar muito sonolento.

Não utilize chupetas nas primeiras semanas de vida, enquanto o aleitamento materno não estiver bem estabelecido. A forma de mamar é diferente na mama e no biberão, provocando a chamada "confusão dos mamilos" que cria dificuldades ao bebé levando a lesão dos mamilos com gretas e maceração, e ainda diminuindo a produção de leite.

Não dê água ao bebé, mesmo com tempo quente, ou sumos ou leites artificiais. O leite materno é tudo o que ele precisa, já que a sua composição se adapta às suas necessidades.

O comportamento dos bebés é muito variável. Existem bebés mais calmos, mais adormecidos ou, por outro lado, mais nervosos. Terá que adaptar-se ao comportamento do seu filho acordando-o se for muito sonolento, ou confortando-o se for mais agitado. Não tenha receio de dar colo e confortar o bebé, porque não é verdade que "se habitue".

A existência de escassa produção de leite é mais frequentemente provocada por dificuldades associadas à técnica da amamentação, como o posicionamento do bebé e a pega. Tente perceber o que poderá estar mal, mas o mais sensato parecer ser procurar ajuda de alguém com experiência em aleitamento materno. Se não corrige o que está mal pode levar a uma eficácia menor e ingestão insuficiente de leite por parte do bebé.

Não se esqueça que, mesmo se estiver muito motivada, não deve a todo o custo tentar amamentar se o processo estiver está a correr mal. Procure ajuda. Ter ajuda não significa incapacidade ou incompetência, mas antes um fenómeno normal, já que a maioria das mulheres necessitam de ajuda nesta fase.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Grávida de 29 semanas, só faltam 73 dias!!!

O bebé cresce agora a toda a velocidade. Esta semana, pesa aproximadamente mais 250 gramas do que na semana passada (com um total de cerca de 1,150 kg) e tem pouco mais de 38 centímetros de comprimento da cabeça ao calcanhar.


Os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça começa a ficar maior, criando espaço para o cérebro em franca expansão – e que está bem ocupado a desenvolver biliões de neurónios. Com este acelerado crescimento, não é de surpreender que as necessidades nutricionais do bebé atinjam o máximo este trimestre.


Para se manter a si e ao bebé bem alimentados, vai necessitar de muitas proteínas, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. (Todos os dias, cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebé, que se encontra em fase de endurecimento.)


Seu bebê

Ter um bebê prematuro é assustador, sem dúvida. Mas aqui está um motivo para relaxar: Devido aos impressionantes avanços da tecnologia médica, se o seu bebê nascer esta semana, ela teria 9 em 10 chances de sobrevivência, o que é uma grande notícia. Outros desenvolvimentos impressionantes:

O cérebro do bebê pode agora controlar sua respiração e temperatura corporal. Ela também pode tossir e suas habilidades de sucção foram aperfeiçoadas. Que seus peiots se cuidem!

A pele do seu mini está parecendo menos enrugada conforme ele ganha peso. Ele está começando a parecer mais como um modelo da Pampers ou da Johnson's Baby. Ele está agora se preenchendo da gordura branca que dará energia servirá de isolante térmico (infelizmente, a gordura branca não funciona da mesma forma nos adultos!).

E falando de energia, o seu coelhinho da Energizer, está pegando fogo estes dias, ou melhor, está com a pilha toda! Com certeza você sentirá uma boa porção de chutes, socos e cotovelos, principalmente quando você estiver deitada.

Esta semana o seu bebê tem um pouco mais de 15 polegadas de comprimento, mais o menos o tamanho da tela do seu monitor de computador.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Grávidas famosas em 2010

Adriane Galisteu exibe sua barriga de seis meses de gravidez no lançamento da coleção de inverno 2010 da marca da família do namorado, Alexandre Iódice, na rua Oscar Freire, em São Paulo (15/4/10). Aos 37 anos, a apresentadora espera seu primeiro filho








Daniella Sarahyba, 25 anos, exibe a barriga de quatro meses de gestação em ensaio fotográfico para a revista "RG Vogue" (abr.2010). A modelo, que espera uma menina com o marido, o empresário Wolf Klabin, foi clicada de topless para a seção Striptease da publicação





No dia 3 de maio, Juliana Paes confirmou, em seu site oficial, que está grávida de seis semanas, encerrando especulações sobre uma possível gravidez. Dois dias antes do anúncio, a atriz de 31 anos exibiu uma barriguinha sarada, ainda sem traços de gestação, na praia, ao lado do marido, Carlos Eduardo Batista.





No Carnaval deste ano, Scheila Carvalho exibiu a barriga de cinco meses ao desfilar pela Unidos de Vila Maria, em São Paulo (12/2/10). A filha da dançarina e apresentadora nasceu no dia 21 de junho, em Salvador (BA).





Longe dos holofotes desde o Carnaval, Juliana Knust, 28 anos, deu ao ar da graça durante o lançamento da grife infantil Owoko, no Rio de Janeiro (6/5/10). Grávida de cinco meses, a atriz revelou que espera um menino. Por enquanto, ela e o marido, o estilista Gustavo Machado, não decidiram o nome do bebê





A atriz Mariana Kupfer anunciou em seu blog que está grávida de uma menina, Victoria. Após boatos de que o bebê seria filho do sertanejo Zezé Di Camargo, Mariana Kupfer contou no programa da Hebe que a "filha não tem pai" e que fez inseminação artificial. A pequena Victoria nasceu no dia 15/5/10, em São Paulo




A atriz Flávia Alessandra está grávida de cinco meses. A atriz e o marido, Otaviano Costa, ainda não escolheram o nome da bebê. Flávia é mãe de outra menina, Giulia, de dez anos, de seu casamento com o diretor Marcos Paulo






A apresentadora Patrícia Maldonado espera para julho o nascimento da primeira filha, Nina, de seu casamento com o também apresentador Guilherme Arruda




Aos 39 anos e grávida de nove meses, Claudia Schiffer posa nua para a edição de junho da revista "Vogue" da Alemanha. A ex-modelo, que já é mãe de Caspar, de seis anos, e Clementine, de cinco, espera uma menina com o marido, o diretor Matthew Vaughn (10/5/10). A garotinha nasceu em 14/5/10.




A atriz Luciele Di Camargo e o jogador Denilson serão pais de uma menina, que se chamará Maria Eduarda. A atriz está grávida de seis meses. Ela e o jogador se casam no dia 30 de maio. Na foto, Luciele segura a barriga no lançamento do novo CD dos irmãos, Zezé di Camargo e Luciano, em São Paulo (11/5/10)




Celine Dion, de 43 anos, está grávida de gêmeos. A cantora canadense e o marido, o empresário René Angélil, de 68 anos, já têm um filho de 9 anos, que nasceu graças às técnicas de reprodução assistida. A gestação de gêmeos chegou após seis tentativas frustradas de inseminação e um aborto sofrido pela cantora em 2009 (31/5/10).



Com quase sete meses de gravidez, a atriz Giovanna Antonelli colocou, em seu Twitter, uma foto do filho Pietro, de 5, acariciando sua barriga (14/7/10). Pietro é filho do casamento de Giovanna com Murilo Benício, e a atriz está grávida de gêmeas do diretor Leonardo Nogueira

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cumplicidade de nós dois

Sempre quis ter um relacionamento no qual a cumplicidade fosse um dos fatores primordiais, além do amor, da paixão, do tesão e da sinceridade. Sempre acreditei que a cumplicidade é um dos elos que unem todo bom relacionament e o levam para um futuro em paz e tranquilidade.

Depois que encontrei o Rô tive certeza que estava certa nesse meu pensamento. Que a cumplicidade faz toda a diferença quando se busca algo em comum entre duas pessoas que se amam. Conosco é assim. Temos nossas diferenças, cada um é de um jeito, gosta de coisas distintas, mas temos a nossa cumplicidade que nos guia nesse dia a dia de vida a dois.

Por cumplicidade eu entendo o jeito de um olhar para o outro quando algo está acontecendo, pensar a mesma coisa no mesmo tempo, iniciar uma frase e o outro terminar (sem ficar chato e piegas, é claro!), ter vontades e desejos parecidos, mas, acima de tudo, buscar algo para deixar o outro feliz, pois aquilo vai te deixar muito feliz também.

E com o Rô é exatamente assim. A gente realmente se completa, mas sem sermos chatos ou melosos. A gente dá gargalhadas juntos, conversa muito, a gente troca dicas profissionais torce um pelo outro, a gente briga, a gente brinca, a gente se entende. A gente tem cumplicidade um pelo outro. E tudo isso é muito, muito bom.

28 semanas !!!!

Seu corpo
Woohoo! Você atingiu a marca do terceiro trimestre, então marque no seu calendário e adicione outro furo no seu cinto. É, a barriga continua crescendo! :^)

Se o seu exame de sangue mostrou que você é Rh negativo, você precisa levar uma injeção de imunoglobulina Rh, esta semana. A injeção evita possíveis complicações em um futuro bebê você pode ter se esse bebê for Rh positivo. O Rh do seu sangue não importa quando se trata da primeira gravidez, mas você deve levar a injeção no caso de você planejar ter mais bambinos.

Se o seu bebê nascer com sangue Rh-positivo (porque herdou um gene Rh-positivo do papai), você deverá receber outra dose de imunoglobulina Rh depois do parto, para ter certeza que tudo estará certo em em dia para futuras gravidezes.

Se o seu teste de glicose deu positivo, o seu doutor provavelmente irá querer dar-lhe um teste de tolerância à glicose em breve. O teste-de-diabetes gestacional envolve algumas mudanças na dieta os dias que precederam a ela (mais carboidratos!) e uma visita mais longa ao consultório no dia do exame (é um teste de três horas, em vez de uma hora como o da primeira vez). E é mais uma oportunidade para tomar sobre esse delicioso coquetel (leia-se: aquele xarope doce pra xuxu)! Se o resultado deste novo teste der positivo para diabetes gestacional, seu médico provavelmente irá colocá-la em um super-dieta saudável para o resto de sua gravidez.


Seu bebê

Conforme o grande dia se aproxima, o seu bebê está ficando pronto para ir de encontro a luz no fim do túnel. Outros destaques desta semana:

Os olhos do seu bebê estão parcialmente abertos, e agora já pode piscar. Imagine seu beb~e piscando pra você!

Seus olhos têm cor agora. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem um tonalidade final até nove meses após o nascimento do bebê. Então, quando sua sogra diz que o bebê tem os olhos dela, você pode informar educadamente a ela que eles provavelmente irão mudar em breve. Desculpe.

Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.

Seu bebê está gordinho em comparação a algumas semanas atrás.


É bom saber...
Ginástica pré-parto — faça exercício e prepare-se para dar à luz
Uma das melhores formas de preparar o seu corpo para o parto é fazendo alongamentos.

"Fala-se muito de contracções durante o parto", conta Helene Byrne, especialista em ginástica pré-parto e preparadora pessoal. "Mas, na essência, dar à luz tem apenas a ver com abertura e descontracção". Conheça aqui um movimento que a ajudará a preparar o corpo para o parto.

Agachamento apoiado

1. Coloque-se de pé em frente de uma porta aberta e coloque uma mão em cada maçaneta. Aponte os pés e os joelhos para fora, nas posições das 10h e das 2h. (O uso de bom calçado ajuda a manter a firmeza dos pés.)

2. Agache-se, mantendo as costas direitas, flectindo profundamente os joelhos. Mantenha-se na posição de agachada enquanto se sentir confortável.

3. Firme bem os pés no chão e use as ancas, as nádegas e os braços para se içar até ficar novamente de pé.

Todos conhecemos os benefícios da prática de exercício antes do parto: é bom para si e para o bebé, recuperar a forma após o parto é muito mais fácil e pode mesmo acelerar trabalho de parto, tornando-o mais fácil de suportar. Mas quantas grávidas continuam a frequentar o ginásio quando a barriga atinge o tamanho de uma bola de basquetebol?

É mesmo verdade:

O pai recente também sofre alterações hormonais, como a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogénios – tudo associado à necessidade de prestar cuidados físicos e emocionais ao bebê.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

27 semanas de gravidez - Faltam 13 semanas!



Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo.

O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve.

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir.

A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes e coceira na barriga.

Se você tem sangue Rh-negativo, seu médico deve indicar nesta época um exame para detectar anticorpos anti-Rh, também chamados de anti-D, e aplicar uma injeção para combater a incompatibilidade e evitar problemas com o bebê. Talvez o médico indique a repetição da injeção com 36 semanas.

Como seu bebê está crescendo

Agora que você se aproxima da fase final da gravidez -- o terceiro trimestre --, seu bebê começa a preencher todo o espaço disponível dentro do útero. Ele já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Embora ainda estejam imaturos, os pulmões do seu filho são capazes de funcionar com ajuda médica, se por acaso ele nascer antes da hora

Comentários da mamãe: Graças a Deus estou ótima e meu filhote tbem, marquei hoje meu próximo exame para dia 12.07 segunda feira Curva Glicemica, dizem que é um pouco chatinho, mas vamos lá né....Mamãe, papai e Henry estão ótimos felizes demais...o quartinho esta quaseee prontinho, mamãe já fez a lista de compras e estamos fazendo o convite do chá de bebê que será logo logo....